20 anos de produção científica sobre o SARESP (1996-2016): reflexões acerca dos desdobramentos na prática docente e da privatização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22iesp3.12016

Palavras-chave:

SARESP, Avaliação externa, Avaliação em larga escala, Prática docente, Privatização.

Resumo

Neste trabalho, socializamos os resultados da produção científica brasileira (dissertações e teses) sobre o SARESP (1996-2016), além das possíveis relações entre esta avaliação e as formas de privatização que permeiam o cenário educacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico nos bancos de dados da CAPES, USP, UNESP e UNICAMP. Em síntese, identificamos os seguintes desdobramentos: uso dos resultados para planejar e replanejar o trabalho escolar; padronização e estreitamento curricular; direcionamento e controle do trabalho docente; limitação da autonomia docente; imposição de um ritmo único para a aprendizagem; incidência sobre as práticas avaliativas nas escolas e treinamento dos estudantes para o SARESP. A análise destes aspectos permitiu-nos evidenciar como a privatização vem se inserindo e permeando as escolas por meio das avaliações em larga escala.

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Biografia do Autor

Hayla Emanuelle Torrezan, Unesp

Mestranda em Educação na linha de pesquisa "Educação: políticas, gestão e o sujeito contemporâneo" pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP, Campus de Rio Claro), onde também concluiu o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia (2015). Atualmente, é Professora de Educação Infantil, bolsista CAPES e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional - GREPPE (interinstitucional) de Rio Claro.

Regiane Helena Bertagna, Unesp

Docente no Departamento de Educação da- UNESP/IB/Rio Claro e no Programa de Pós-graduação em Educação UNESP/Rio Claro. Coordenadou o Curso de Pedagogia UNESP/Rio Claro (2016-2017). É Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE - Unesp/Rio Claro) e do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED/Unicamp).

Henrique Kendi Nakamura, Unesp

Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Biológicas pela UNESP RIO CLARO. Atualmente, é aluno de mestrado no Programa de Pós- Graduação em Educação, linha de pesquisa: Politicas, Gestão e Sujeito Contemporâneo, atuando nas áreas de Avaliação da aprendizagem; Ensino Superior

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Publicado

02/12/2018

Como Citar

TORREZAN, H. E.; BERTAGNA, R. H.; NAKAMURA, H. K. 20 anos de produção científica sobre o SARESP (1996-2016): reflexões acerca dos desdobramentos na prática docente e da privatização. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. esp3, p. 1325–1339, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22iesp3.12016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12016. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos