Trabalho docente voluntário na educação superior: precarização das condições de trabalho na Argentina, Brasil e Chile

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13787

Palavras-chave:

Trabalho Docente Voluntário, Precarização, Educação Superior, Argentina, Brasil e Chile

Resumo

O trabalho docente tem passado por profundas transformações resultantes de sucessivas e imbricadas reformas educativas promovidas na educação superior nas últimas décadas, que buscam atender requerimentos do capitalismo. Nesse processo tem-se verificado o surgimento e/ou crescimento do trabalho docente voluntário. Tal fato tem impulsionado estudos sobre essa temática. Esse artigo oferece uma contribuição nesse sentido, expondo a experiência desse tipo de trabalho em três países: Argentina, Brasil e Chile.  Partindo de revisão de literatura, o estudo de caráter exploratório que originou este artigo contou com entrevistas com professores desses países. O pressuposto orientador do estudo toma o trabalho docente voluntário como um contributo, dentre tantos, para a precarização e a intensificação do trabalho docente nas universidades. As entrevistas apontaram elementos que ratificam tal pressuposto e evidenciam a necessidade de ampliação e aprofundamento teórico de investigações sobre a temática e sua articulação às transformações do trabalho em geral, no capitalismo contemporâneo.

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Biografia do Autor

Savana Diniz Gomes Melo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pós Doutora pela Universidade de La Coruña, Espanha e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela UFMG. Doutora em Educação pela UFMG e Universidade Generala San Martin (UNSAM), Argentina. Professora Associada vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FaE), da UFMG  Integra o Grupo de Pesquisa-ação sobre a Universidade (Universitátis/FaE/UFMG).

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pós Doutora pela Universidade de Lisboa (UL) e Universidade de São Paulo - USP. Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora e Mestre em Educação pela UFMG. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. Integra o Grupo de Pesquisa-ação sobre a Universidade (Universitátis/FaE/UFMG).

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Publicado

06/07/2020

Como Citar

GOMES MELO, S. D.; GOMES, S. dos S. Trabalho docente voluntário na educação superior: precarização das condições de trabalho na Argentina, Brasil e Chile. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp1, p. 909–937, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp1.13787. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13787. Acesso em: 14 nov. 2024.