Avaliação em larga escala e Base Nacional Comum Curricular (BNCC): dimensões da política de contenção e liberação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.14018Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, Política de contenção e liberação, Avaliação em larga escala.Resumo
Este artigo tem o objetivo de desenvolver uma reflexão acerca da avaliação em larga escala, a partir da BNCC (2017; 2018), como uma dimensão da política de contenção e de liberação no Brasil. Para tanto, discorre-se acerca da relação entre a avaliação em larga escala e a BNCC, levando-se em conta o discurso dos Organismos Internacionais, que por sua vez, maximizam a busca estrita por resultados. Desse modo, apresenta-se a BNCC e seus principais apoiadores, a fim de explicitar a reforma empresarial na educação e a intencionalidade da avaliação em larga escala apresentada no documento. Logo, a constatação é de que a BNCC expressa a contenção/restrição do acesso aos conteúdos científicos, bem como o controle e a padronização almejada nas avaliações em larga escala por meio da política de liberação dos chamados conteúdos socioemocionais como norteadores da aprendizagem.Downloads
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