Uso das oportunidades do software messenger na educação à distância
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.14974Palavras-chave:
Educação à distância, Treinamento móvel, Telegram, Chat bot, Designer de chat botResumo
Atualmente, o uso do ensino à distância no processo educacional de uma universidade está se tornando relevante. As condições atuais estimulam e intensificam o uso de ferramentas de treinamento inovadoras, em particular, produtos de software de rede. Este trabalho analisou as possibilidades e os custos do uso de vários produtos digitais em um ambiente educacional. Em particular, eles consideram o uso de soluções digitais móveis para o ensino à distância, bem como os requisitos para o desenvolvimento de tais ferramentas por professores que não possuem as habilidades necessárias para criar software a nível profissional. O exemplo do Telegram messenger descreve a experiência do uso de mensageiros instantâneos no processo de aprendizagem, ou seja, foi criado um chat bot para organizar o controle do conhecimento dos estudantes em uma instituição de ensino superior. O chat bot original, que foi desenvolvido utilizando a interface Telegram API e o designer do Chattera chat bot, testa os conhecimentos e habilidades dos estudantes que se submetem à disciplina educacional "Pedagogia geral e profissional". Este estudo mostrou que o potencial do mensageiro não está apenas na comunicação entre usuários na forma de envio de mensagens de áudio, vídeo e texto, mas também em suas capacidades educacionais.
Downloads
Referências
MILLION Users, 20,000 Stickers, Quizzes 2.0 and €400K for Creators of Educational Tests. 2020. [Electronic source]. Available: https://telegram.org/blog/400-million?ln=f. Access: 5 may 2020.
BOTFATHER web service. [Electronic source]. Available: https: //tele.gs/botfather. Access: 5 may 2020.
CHOSHANOV, M. Didactic engineering and Informatization of education. In: CHOSHANOV M. Future-oriented education-Kazan. “Fen” Publishing House, 2016. p. 119-151.
DANILOV, A. et al. Digitalisation trends and blended learning visualisation in modern digital education. International Journal of Innovative Technology and Exploring Engineering, v. 9, n. 1, p. 5109- 5111, nov. 2019. DOI: https://doi.org/10.35940/ijitee.A9207.119119
DASYUK, A. M.; VERES, D. M. Verification system of task solutions with telegram API. Scientific Outlook for the future, Odessa, v. 1, n. 14, p. 41-46, 2019.
FILONOV, D.; TUPIKIN, V. Chatbot for Telegram to help applicants. Notes on computer science and mathematics. Collection of scientific papers, Yaroslavl, p. 152-156, 2017.
IVANCHENKO, D. Managing mobile technologies in the information space of a modern University. Higher education in Russia, n. 7, p. 93-100, 2014.
IVANOV, A. D. Chatbot in Telegram and Vkontakte as a new news distribution channel. Vestnik Volga Univ., v. 1, n. 3, p. 126-132, 2016.
KRUGLIK, R. Creating a chatbot in Telegram. The postulate of the Amur state University, 2020. [Electronic source]. Available: http://e-postulat.ru/index.php/Postulat/paper/view/2839/2883. Access: 5 may 2020.
KUKLEV, V. Formation of a mobile learning system in open distance education. 2010. Dissertation (Doctor of Pedagogical Sciences) – Ulyanovsk State Technical University, Ulyanovsk, 2010.
MESSINA, C. Will be the year of conversational commerce. A Medium Corporation, 2016. Available: https://medium.com/chris-messina/2016-will-be-the-year-of-conversational-commerce-1586e85e3991. Access: 5 may 2020. (2016).
OREHIN. Telegram bot in English. Information technologies in the modern world, Yekaterinburg, p. 119-122, 2017.
POLAT, E. S. Theory and practice of distance learning. Мoscow: Publishing Center Academy, 2004. р. 416.
RUSSIA. Federal Law n. 273-FZ, of December 29 of 2012. About education in the Russian Federation. SPS Garant: Editorial from 24 abr. 2020.
RUSSIAN Market of Smartphones and tablet PCs/ J’Son and Partners Management Consultancy. 2016. Available: http://www.json.ru/ru/poleznye_materialy/free_market_watches/analytics/rossijskij_rynok_smartfonov_i_planshetnyh_pk/. Access: 5 may 2020.
TELEGRAM Bots FAQ. [Electronic source]. Available: http://core.telegram.org/bots/faq. Access: 5 may 2020.
TELEGRAM Homepage. 2020. [Electronic source]. Available: http://telegram.org. Access: 5 may 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.