Uso das oportunidades do software messenger na educação à distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.14974

Palavras-chave:

Educação à distância, Treinamento móvel, Telegram, Chat bot, Designer de chat bot

Resumo

Atualmente, o uso do ensino à distância no processo educacional de uma universidade está se tornando relevante. As condições atuais estimulam e intensificam o uso de ferramentas de treinamento inovadoras, em particular, produtos de software de rede. Este trabalho analisou as possibilidades e os custos do uso de vários produtos digitais em um ambiente educacional. Em particular, eles consideram o uso de soluções digitais móveis para o ensino à distância, bem como os requisitos para o desenvolvimento de tais ferramentas por professores que não possuem as habilidades necessárias para criar software a nível profissional. O exemplo do Telegram messenger descreve a experiência do uso de mensageiros instantâneos no processo de aprendizagem, ou seja, foi criado um chat bot para organizar o controle do conhecimento dos estudantes em uma instituição de ensino superior. O chat bot original, que foi desenvolvido utilizando a interface Telegram API e o designer do Chattera chat bot, testa os conhecimentos e habilidades dos estudantes que se submetem à disciplina educacional "Pedagogia geral e profissional". Este estudo mostrou que o potencial do mensageiro não está apenas na comunicação entre usuários na forma de envio de mensagens de áudio, vídeo e texto, mas também em suas capacidades educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Timur R. Fazliakhmetov, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Teaching Assistant of the Department of Bilingual and Digital Education.

Leila L. Salekhova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Professor of the Department of Bilingual and Digital Education. Doctor of Pedagogic Sciences.

Gulnur I. Muhutdinova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Master of the Department of Bilingual and Digital Education.

Ramiz M. Aslanov, Azerbaijan National Academy of Sciences (ANAS), Baku

Professor of the Department of Mathematical Analysis, Institute of Mathematics and Mechanics of NASA. Doctor of Pedagogical Sciences.

Referências

MILLION Users, 20,000 Stickers, Quizzes 2.0 and €400K for Creators of Educational Tests. 2020. [Electronic source]. Available: https://telegram.org/blog/400-million?ln=f. Access: 5 may 2020.

BOTFATHER web service. [Electronic source]. Available: https: //tele.gs/botfather. Access: 5 may 2020.

CHOSHANOV, M. Didactic engineering and Informatization of education. In: CHOSHANOV M. Future-oriented education-Kazan. “Fen” Publishing House, 2016. p. 119-151.

DANILOV, A. et al. Digitalisation trends and blended learning visualisation in modern digital education. International Journal of Innovative Technology and Exploring Engineering, v. 9, n. 1, p. 5109- 5111, nov. 2019. DOI: https://doi.org/10.35940/ijitee.A9207.119119

DASYUK, A. M.; VERES, D. M. Verification system of task solutions with telegram API. Scientific Outlook for the future, Odessa, v. 1, n. 14, p. 41-46, 2019.

FILONOV, D.; TUPIKIN, V. Chatbot for Telegram to help applicants. Notes on computer science and mathematics. Collection of scientific papers, Yaroslavl, p. 152-156, 2017.

IVANCHENKO, D. Managing mobile technologies in the information space of a modern University. Higher education in Russia, n. 7, p. 93-100, 2014.

IVANOV, A. D. Chatbot in Telegram and Vkontakte as a new news distribution channel. Vestnik Volga Univ., v. 1, n. 3, p. 126-132, 2016.

KRUGLIK, R. Creating a chatbot in Telegram. The postulate of the Amur state University, 2020. [Electronic source]. Available: http://e-postulat.ru/index.php/Postulat/paper/view/2839/2883. Access: 5 may 2020.

KUKLEV, V. Formation of a mobile learning system in open distance education. 2010. Dissertation (Doctor of Pedagogical Sciences) – Ulyanovsk State Technical University, Ulyanovsk, 2010.

MESSINA, C. Will be the year of conversational commerce. A Medium Corporation, 2016. Available: https://medium.com/chris-messina/2016-will-be-the-year-of-conversational-commerce-1586e85e3991. Access: 5 may 2020. (2016).

OREHIN. Telegram bot in English. Information technologies in the modern world, Yekaterinburg, p. 119-122, 2017.

POLAT, E. S. Theory and practice of distance learning. Мoscow: Publishing Center Academy, 2004. р. 416.

RUSSIA. Federal Law n. 273-FZ, of December 29 of 2012. About education in the Russian Federation. SPS Garant: Editorial from 24 abr. 2020.

RUSSIAN Market of Smartphones and tablet PCs/ J’Son and Partners Management Consultancy. 2016. Available: http://www.json.ru/ru/poleznye_materialy/free_market_watches/analytics/rossijskij_rynok_smartfonov_i_planshetnyh_pk/. Access: 5 may 2020.

TELEGRAM Bots FAQ. [Electronic source]. Available: http://core.telegram.org/bots/faq. Access: 5 may 2020.

TELEGRAM Homepage. 2020. [Electronic source]. Available: http://telegram.org. Access: 5 may 2020.

Publicado

01/03/2021

Como Citar

FAZLIAKHMETOV, T. R.; SALEKHOVA, L. L.; MUHUTDINOVA, G. I.; ASLANOV, R. M. Uso das oportunidades do software messenger na educação à distância. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.1, p. 378–386, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.1.14974. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14974. Acesso em: 18 abr. 2024.