Conflitos intrapessoais como base para o desenvolvimento profissional de estudantes universitários (por exemplo de universidade não estatal)
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.14985Palavras-chave:
Aluno, Conflito, Conflito intrapessoal, Autodeterminação profissional, Autodeterminação profissional de um alunoResumo
O objetivo de escrever este trabalho é cruzar a questão da pré-determinação do desenvolvimento profissional dos estudantes, sua autodeterminação por conflitos e crises intrapessoais. O trabalho apresenta uma justificativa teórica para conflitos intrapessoais através de contradições subjacentes. Um conflito é apresentado como um fenômeno duplo nos escritos da escola sociológica de conflictologia. As contradições e condições que dão origem ao conflito intrapessoal no processo de autodeterminação profissional são descritas. O artigo apresenta os resultados de um estudo empírico realizado em uma universidade privada na cidade de Kazan. Seus resultados permitiram confirmar o ponto-chave que os conflitos intrapessoais não só acompanham a autodeterminação profissional e a formação dos estudantes, mas também levam à harmonização das personalidades dos estudantes como profissionais e lhes permitem perceber a importância e a necessidade da formação.
Downloads
Referências
BAYET, A. La morale scientifique: essai sur les applications morales des sciences sociologiques. 1905.
DURKHEIM, E. On the division of social labor. The method of sociology. Moscow, 1991.
DURKHEIM, E. Review Levy-Bruhl, la morale et la science des moeurs. Essays on Morals and Education, 1979.
HOLLOWAY, R. L. The evolution of the human brain: Some notes toward a synthesis between neural structure and the evolution of complex behavior. General Systems, v. 12, p. 3-19, 1967.
MARGOLIN, A. M.; MELNIKOV, R. M. Ways to improve the efficiency of doctoral education. Higher Education in Russia, v. 27, n. 12, p. 9-19, 2018.
MERTON, K. R. Social theory and social structure. Glencoe, Ill. The Free Press, 1949.
MERTON, R. K. Sociological ambivalence and other essays. Simon and Schuster, 1976.
MITINA, L. M.; KUZMENKOVA, O. V. Psychological features of the teacher’s intrapersonal contradictions. 2019. Available: http: // hr-portal.ru/article/psihologicheskie-osobennosti-vnutrilichnostnyh-protivorechiy-uchitelya. Access: 10 set. 2020.
SIMMEL, G. Favorites. The Contemplation of Life. Moscow: Lawyer, 1996. v. 2. p. 301-465.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.