Formação de regência de coral à distância de futuros professores de música
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.2.15257Palavras-chave:
Pedagogia da arte, Aprendizagem online, Educação musical, Regente de coroResumo
O artigo reflete os resultados de um estudo, cujo objetivo é identificar o potencial educacional da abordagem a distância e determinar seu papel na condução e formação coral de um futuro professor músico. O estudo examina a situação da regência e da formação coral de um futuro professor músico, identifica os problemas e compara a metodologia tradicional com a moderna. O estudo foi realizado com base no Instituto de Filologia e Comunicação Intercultural da Universidade Federal de Kazan em três etapas. Baseou-se na aplicação integrada da análise da literatura e da experiência prática, o estudo do material didático, o acompanhamento pedagógico e a generalização da experiência pedagógica. Durante a análise da aplicação da abordagem a distância na prática educacional da Universidade Federal de Kazan, eles determinaram as condições para a implementação do formato a distância na condução e formação coral: disponibilização do material e da base técnica e suporte metodológico especial na forma de recursos educacionais digitais na conduta e disciplinas corais; a disponibilidade de auxiliares pedagógicos especializados para uma conduta independente e formação coral e a possibilidade de receber aconselhamento pedagógico à distância. A eficácia da conduta e do treinamento coral é determinada pelo uso equilibrado do ensino presencial e à distância com uma estratégia educacional bem definida e suporte metodológico.
Downloads
Referências
ABDULLAH, M.; SULONG, M.; RAHIM, M. Development and validation of the music education teaching practice e-supervision system using the google classroom application. International Journal of Innovation, Creativity and Change, v. 11, n. 10, p. 102-116, 2020.
HAVRILOVA, L. et al. Distance learning courses in developing future music teachers’ instrumental performance competence. CEUR Workshop Proceedings, v. 2433, p.429-442, 2019.
KARASEVA, М. Musician-teacher online: problems and solutions. Scientific bulletin of the Moscow Conservatory, v. 2, n. 41, 2020. Available: https://nv.mosconsv.ru/mузыкант-педагог-онлайн-проблемы-и-реш/?fbclid=IwAR3moQMj1Vf4TuyJWCvIiMcS3w4KoARnP-2MNN9IdGbuvzyhV2czf7thloE. Access: 10 Feb. 2021.
KARKINA, S.; HALITOV, R.; KAMALOVA, I. Subject-oriented approach to the distance music education. Modern journal of language teaching methods, v. 8, n. 11, p. 201-205, 2018.
KARKINA, S.; SINGH, B.; VALEEVA, R. Signature pedagogies of music learning by the Means of MOODLE across Russian and Indian Approach. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON TECHNOLOGICAL ECOSYSTEMS FOR ENHANCING MULTICULTURALITY, 7., 2019, León (Spain). Proceedings […]. New York, US: Association for Computing Machinery, 2019. p. 575-581.
KOUTSOUPIDOU, T. Online distance learning and music training: benefits, drawbacks and challenges. Open Learning: The Journal of Open, Distance and e-Learning, v. 29, n. 3, p. 243-255, 2014. DOI:10.1080/02680513.2015.1011112
KRASILNIKOV, I. Pedagogika tcifrovykh iskusstv novoe napravlenie razvitiia teorii i praktiki khudozhestvennogo obrazovaniia (Pedagogy of digital arts – new direction of development theory and practice of art education). Pedagogika, n. 5, p. 56-58, 2012.
KRUSE, N. et al. Skype music lessons in the academy: Intersections of music education, applied music and technology. Journal of Music, Technology & Education, v. 6, n. 1, p. 43-60, 2013. DOI:10.1386/jmte.6.1.43_1
LI, Z. Design of online vocal music course based on Azure-PaaS platform. International Journal of Emerging Technologies in Learning, v. 12, n. 9, p. 17-27, 2017.
NARITA, F. Informal learning in action: the domains of music teaching and their pedagogic odes. Music Education Research, v. 19, n. 1, p. 29-41, 2017.
NURGAYANOVA, N.; KARKINA, S.; MENA, J. Some aspects of vocal training of the future music teacher in a bilingual environment through the elements of MOODLE. In: INTERNATIONAL FORUM ON TEACHER EDUCATION, 5., 2019, Kazan. Proceedings […]. Kazan, Russia: Kazan Federal University, 2019. p. 495-502.
SAVAGE, J. Teaching music with ICT. In: FINNEY, J.; BURNARD, P. (Eds.). Music education with digital technology. London: Continuum, 2010. p. 142-155.
STEVENS, R.; MCPHERSON, G.; MOORE, G. Overcoming the ‘tyranny of distance’ in instrumental music tuition in Australia: The iMCM project. Journal of Music, Technology and Education, v. 12, n. 1, p. 25-47, 2019.
VALEEVA, R.; KARKINA, S.; STARCIC, A. Learning for aesthetic education - Informed professional development and life-long learning of student teachers. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON TECHNOLOGICAL ECOSYSTEMS FOR ENHANCING MULTICULTURALITY, 6., 2018, Salamanca (Spain). Proceedings […]. New York, US Association for Computing Machinery, 2018. p. 597-603.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.