Formação de regência de coral à distância de futuros professores de música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.2.15257

Palavras-chave:

Pedagogia da arte, Aprendizagem online, Educação musical, Regente de coro

Resumo

O artigo reflete os resultados de um estudo, cujo objetivo é identificar o potencial educacional da abordagem a distância e determinar seu papel na condução e formação coral de um futuro professor músico. O estudo examina a situação da regência e da formação coral de um futuro professor músico, identifica os problemas e compara a metodologia tradicional com a moderna. O estudo foi realizado com base no Instituto de Filologia e Comunicação Intercultural da Universidade Federal de Kazan em três etapas. Baseou-se na aplicação integrada da análise da literatura e da experiência prática, o estudo do material didático, o acompanhamento pedagógico e a generalização da experiência pedagógica. Durante a análise da aplicação da abordagem a distância na prática educacional da Universidade Federal de Kazan, eles determinaram as condições para a implementação do formato a distância na condução e formação coral: disponibilização do material e da base técnica e suporte metodológico especial na forma de recursos educacionais digitais na conduta e disciplinas corais; a disponibilidade de auxiliares pedagógicos especializados para uma conduta independente e formação coral e a possibilidade de receber aconselhamento pedagógico à distância. A eficácia da conduta e do treinamento coral é determinada pelo uso equilibrado do ensino presencial e à distância com uma estratégia educacional bem definida e suporte metodológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gulnaz Nailevna Akbarova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Senior Lecturer of the Department of Tatar Studies and Cultural Studies, IFMK.

Elena Aleksandrovna Dyganova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Tataristics and Cultural Studies, IFMK. PhD in Pedagogy. 

Gulnara Ibragimovna Batyrshina, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Head of the Department of Tatar Studies and Cultural Studies, IPMK. PhD of Pedagogy.

Anna Zorikovna Adamyan, Armenian State Pedagogical University after Khachatur Abovyan (ASPU), Yerevan

Associate Professor of the Department of Music Education. PhD in Arts.

Referências

ABDULLAH, M.; SULONG, M.; RAHIM, M. Development and validation of the music education teaching practice e-supervision system using the google classroom application. International Journal of Innovation, Creativity and Change, v. 11, n. 10, p. 102-116, 2020.

HAVRILOVA, L. et al. Distance learning courses in developing future music teachers’ instrumental performance competence. CEUR Workshop Proceedings, v. 2433, p.429-442, 2019.

KARASEVA, М. Musician-teacher online: problems and solutions. Scientific bulletin of the Moscow Conservatory, v. 2, n. 41, 2020. Available: https://nv.mosconsv.ru/mузыкант-педагог-онлайн-проблемы-и-реш/?fbclid=IwAR3moQMj1Vf4TuyJWCvIiMcS3w4KoARnP-2MNN9IdGbuvzyhV2czf7thloE. Access: 10 Feb. 2021.

KARKINA, S.; HALITOV, R.; KAMALOVA, I. Subject-oriented approach to the distance music education. Modern journal of language teaching methods, v. 8, n. 11, p. 201-205, 2018.

KARKINA, S.; SINGH, B.; VALEEVA, R. Signature pedagogies of music learning by the Means of MOODLE across Russian and Indian Approach. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON TECHNOLOGICAL ECOSYSTEMS FOR ENHANCING MULTICULTURALITY, 7., 2019, León (Spain). Proceedings […]. New York, US: Association for Computing Machinery, 2019. p. 575-581.

KOUTSOUPIDOU, T. Online distance learning and music training: benefits, drawbacks and challenges. Open Learning: The Journal of Open, Distance and e-Learning, v. 29, n. 3, p. 243-255, 2014. DOI:10.1080/02680513.2015.1011112

KRASILNIKOV, I. Pedagogika tcifrovykh iskusstv novoe napravlenie razvitiia teorii i praktiki khudozhestvennogo obrazovaniia (Pedagogy of digital arts – new direction of development theory and practice of art education). Pedagogika, n. 5, p. 56-58, 2012.

KRUSE, N. et al. Skype music lessons in the academy: Intersections of music education, applied music and technology. Journal of Music, Technology & Education, v. 6, n. 1, p. 43-60, 2013. DOI:10.1386/jmte.6.1.43_1

LI, Z. Design of online vocal music course based on Azure-PaaS platform. International Journal of Emerging Technologies in Learning, v. 12, n. 9, p. 17-27, 2017.

NARITA, F. Informal learning in action: the domains of music teaching and their pedagogic odes. Music Education Research, v. 19, n. 1, p. 29-41, 2017.

NURGAYANOVA, N.; KARKINA, S.; MENA, J. Some aspects of vocal training of the future music teacher in a bilingual environment through the elements of MOODLE. In: INTERNATIONAL FORUM ON TEACHER EDUCATION, 5., 2019, Kazan. Proceedings […]. Kazan, Russia: Kazan Federal University, 2019. p. 495-502.

SAVAGE, J. Teaching music with ICT. In: FINNEY, J.; BURNARD, P. (Eds.). Music education with digital technology. London: Continuum, 2010. p. 142-155.

STEVENS, R.; MCPHERSON, G.; MOORE, G. Overcoming the ‘tyranny of distance’ in instrumental music tuition in Australia: The iMCM project. Journal of Music, Technology and Education, v. 12, n. 1, p. 25-47, 2019.

VALEEVA, R.; KARKINA, S.; STARCIC, A. Learning for aesthetic education - Informed professional development and life-long learning of student teachers. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON TECHNOLOGICAL ECOSYSTEMS FOR ENHANCING MULTICULTURALITY, 6., 2018, Salamanca (Spain). Proceedings […]. New York, US Association for Computing Machinery, 2018. p. 597-603.

Publicado

01/05/2021

Como Citar

AKBAROVA, G. N.; DYGANOVA, E. A.; BATYRSHINA, G. I.; ADAMYAN, A. Z. Formação de regência de coral à distância de futuros professores de música. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.2, p. 750–758, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.2.15257. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15257. Acesso em: 17 set. 2021.