Uma escola de mesquita na estrutura da educação religiosa muçulmana: estado e avaliação
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.2.15276Palavras-chave:
Religião, Educação, Escola de mesquita, Maktab, Educação muçulmana, MuçulmanosResumo
O renascimento islâmico naturalmente levantou a questão da educação muçulmana no espaço pós-soviético. O crescimento e fortalecimento da ideologia do islamismo radical na consciência pública, a designação do domínio da adesão aos preceitos religiosos na vida cotidiana em oposição às leis seculares, ações destrutivas sob o lema de proteger a "pureza" da fé exigiram que o disseminação de conhecimento religioso que não ameaçaria as fundações seculares do estado russo. Portanto, o desenvolvimento da educação religiosa muçulmana nos territórios de propagação histórica do Islã adquiriu um significado especial, pois pretendia dar àqueles que desejavam receber educação religiosa um conhecimento que não pregasse a intolerância inter-religiosa e não difundisse ideias radicais na Sociedade russa. Dados empíricos indicam que a população pesquisada avalia positivamente a qualidade da educação na mesquita-escola, argumentando que recebe bons conhecimentos dos fundamentos do Islã, tem a oportunidade de aprender a ler o texto sagrado, bem como certas ações rituais que são bastante significativo para os entrevistados em seu dia a dia. Por ser uma educação laica, a educação religiosa também apresenta desvantagens, e para melhorar o estado da educação islâmica, segundo os especialistas entrevistados, é necessário realizar conferências nacionais, mesas redondas, que discutirão questões de formação de professores, para organizar cursos de formação de professores de maktabs, garantir uma escola na mesquita unificada literatura educacional e metódica.
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