Uma escola de mesquita na estrutura da educação religiosa muçulmana: estado e avaliação

Autores

  • Rashid O. Ramazanov Dagestan Federal Research Center of the Russian Academy of Sciences (DFR), Makhachkala https://orcid.org/0000-0002-3188-4596
  • Jamaludin M. Malamagomedov Dagestan Federal Research Center of the Russian Academy of Sciences (DFR), Makhachkala https://orcid.org/0000-0002-7918-2518
  • Madina K. Nagieva Dagestan Federal Research Center of the Russian Academy of Sciences (DFR), Makhachkala
  • Ruslan M. Umakhanov Dagestan State Technical University (DSTU), Makhachkala
  • Shamil Sh. Shamkhalov Dagestan State Technical University (DSTU), Makhachkala

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.2.15276

Palavras-chave:

Religião, Educação, Escola de mesquita, Maktab, Educação muçulmana, Muçulmanos

Resumo

O renascimento islâmico naturalmente levantou a questão da educação muçulmana no espaço pós-soviético. O crescimento e fortalecimento da ideologia do islamismo radical na consciência pública, a designação do domínio da adesão aos preceitos religiosos na vida cotidiana em oposição às leis seculares, ações destrutivas sob o lema de proteger a "pureza" da fé exigiram que o disseminação de conhecimento religioso que não ameaçaria as fundações seculares do estado russo. Portanto, o desenvolvimento da educação religiosa muçulmana nos territórios de propagação histórica do Islã adquiriu um significado especial, pois pretendia dar àqueles que desejavam receber educação religiosa um conhecimento que não pregasse a intolerância inter-religiosa e não difundisse ideias radicais na Sociedade russa. Dados empíricos indicam que a população pesquisada avalia positivamente a qualidade da educação na mesquita-escola, argumentando que recebe bons conhecimentos dos fundamentos do Islã, tem a oportunidade de aprender a ler o texto sagrado, bem como certas ações rituais que são bastante significativo para os entrevistados em seu dia a dia. Por ser uma educação laica, a educação religiosa também apresenta desvantagens, e para melhorar o estado da educação islâmica, segundo os especialistas entrevistados, é necessário realizar conferências nacionais, mesas redondas, que discutirão questões de formação de professores, para organizar cursos de formação de professores de maktabs, garantir uma escola na mesquita unificada literatura educacional e metódica.

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Biografia do Autor

Rashid O. Ramazanov, Dagestan Federal Research Center of the Russian Academy of Sciences (DFR), Makhachkala

Researcher of the Department of Sociology, Institute of History, Archeology and Ethnography. Ph.D. in Political Science.

Jamaludin M. Malamagomedov, Dagestan Federal Research Center of the Russian Academy of Sciences (DFR), Makhachkala

Researcher of the Department of Oriental Studies, Institute of History, Archeology and Ethnography.

Madina K. Nagieva, Dagestan Federal Research Center of the Russian Academy of Sciences (DFR), Makhachkala

Senior Researcher of the Department of Modern and Contemporary History of Dagestan, Institute of History, Archeology and Ethnography. Ph.D. in Historical Sciences.

Ruslan M. Umakhanov, Dagestan State Technical University (DSTU), Makhachkala

Senior Lecturer of the Department of History of the Fatherland. Ph. D. in Historical Sciences.

Shamil Sh. Shamkhalov, Dagestan State Technical University (DSTU), Makhachkala

Associate Professor of the Department of History of the Fatherland. Ph. D. in Historical Sciences.

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Publicado

01/05/2021

Como Citar

RAMAZANOV, R. O.; MALAMAGOMEDOV, J. M.; NAGIEVA, M. K.; UMAKHANOV, R. M.; SHAMKHALOV, S. S. Uma escola de mesquita na estrutura da educação religiosa muçulmana: estado e avaliação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.2, p. 910–927, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.2.15276. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15276. Acesso em: 12 nov. 2024.