A proposta metodológica de Bereday para a educação comparada: comentários e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.4.15931

Resumo

A Educação Comparada é um método de estudo sobre sistemas nacionais educacionais surgindo no fim do século XVIII na Europa e chegando ao Brasil no fim do século XIX. O artigo a seguir tem como objetivo descrever as diferentes abordagens de alguns autores clássicos, e de alguns comentaristas da área, descrevendo as visões e as colaborações de todos eles para o melhor entendimento dos pressupostos teóricos e metodológicos da Educação Comparada, assim como as diversas mudanças e influências na metodologia da pesquisa no campo dos estudos comparativos, em diferentes momentos da história. Nessa direção, o presente artigo aborda e discute a contribuição de Bereday, entendido como um dos principais autores da Educação Comparada; e de Bray e Thomaz, Nóvoa e Bonitatibus, como alguns dos mais estudados comentaristas de da metodologia da Educação Comparada, e as possíveis relações entre os mesmos.

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Biografia do Autor

Beatriz Ribeiro Peixoto, Universidade Estadual Paulista – (UNESP), Marília - SP

Mestranda em Educação na UNESP - Marília.

Alexandre de Souza e Silva, Centro Universitário de Itajubá – (FEPI), Itajubá – MG

Pós-doutor em Educação pela UNESP - Assis. Professor. Curso de Educação Física.

Luciana Siqueira Rossetto Salotti, Faculdade de Tecnologia de Assis “Prof. Dr. José Luiz Guimarães” (FATEC), Assis – SP

Professora Doutora da FATEC - Assis. Membro do Grupo de Pesquisa COPPE. Doutorado em Linguística Aplicada aos Estudos da Linguagem (PUC).

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Publicado

08/12/2021

Como Citar

PEIXOTO, B. R.; SILVA, A. de S. e; SALOTTI, L. S. R. A proposta metodológica de Bereday para a educação comparada: comentários e possibilidades. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.4, p. 1916–1930, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.4.15931. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15931. Acesso em: 8 nov. 2024.