A proposta metodológica de Bereday para a educação comparada: comentários e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.4.15931Resumo
A Educação Comparada é um método de estudo sobre sistemas nacionais educacionais surgindo no fim do século XVIII na Europa e chegando ao Brasil no fim do século XIX. O artigo a seguir tem como objetivo descrever as diferentes abordagens de alguns autores clássicos, e de alguns comentaristas da área, descrevendo as visões e as colaborações de todos eles para o melhor entendimento dos pressupostos teóricos e metodológicos da Educação Comparada, assim como as diversas mudanças e influências na metodologia da pesquisa no campo dos estudos comparativos, em diferentes momentos da história. Nessa direção, o presente artigo aborda e discute a contribuição de Bereday, entendido como um dos principais autores da Educação Comparada; e de Bray e Thomaz, Nóvoa e Bonitatibus, como alguns dos mais estudados comentaristas de da metodologia da Educação Comparada, e as possíveis relações entre os mesmos.
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