A orientação dos inspetores escolares na formação de professores no período de 1970 a 1976: um olhar sobre São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.4.15934

Palavras-chave:

Formação de professores, Inspetores escolares, Ensino elementar, SEROP, Escolas isoladas

Resumo

Este artigo discute as práticas de formação de professores das escolas isoladas do município de Assis, Estado de São Paulo, no período de 1970 a 1976. Essa formação era conduzida pelos inspetores escolares que contavam com apoio do Serviço de Orientação Pedagógica do estado. Este trabalho é resultado de uma pesquisa documental, na perspectiva transnacional da história da educação que analisou as práticas de formação docente por meio dos discursos registrados nas atas de reuniões pedagógicas. Os inspetores tinham sob sua responsabilidade a orientação e a fiscalização na implantação de um currículo que, supunha-se, trazer ao estado melhor qualidade na educação com a erradicação da repetência no ensino primário e, também, no cumprimento das diretrizes impostas por um programa de desenvolvimento econômico assinado entre Brasil e Estados Unidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Lazzari Leite Barbosa, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Assis – SP

Professor Adjunto do Departamento de Estudos Linguísticos, Literários e da Educação - DELLE. Doutorado em Educação (UNICAMP).

Rosemary Trabold Nicacio, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão – GO

Professora da Faculdade de Educação. Doutorado em Educação (UNESP).

Referências

BOURDIEU, P. Sobre o estado: cursos no collège de france (1989-92). São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

BOYNARD, A. P.; GARCIA, E. C.; ROBERT, M. I. A reforma do ensino. São Paulo: LISA, 1972.

BRASIL. Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Coleção de Leis do Brasil, 27 dez. 1961. v. 7. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-norma-pl.html. Acesso em: 09 out. 2020.

BRASIL. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, Df: Coleção de Leis do Brasil, 12 ago. 1971. v. 5. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-norma-pl.html. Acesso em: 02 maio 2021.

COSTA, E. V. (org.). Globalização e reforma universitária: a sobrevivência do mec-usaid. In: BARBOSA, R. L. L. (org.). Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Unesp, 2004. cap. 2.

FERRAZ, E. F. Caminhos percorridos. São Paulo: Saraiva, 1983

MITRULIS, E. "OS ÚLTIMOS BALUARTES" Uma contribuição ao estudo da Escola Primária: as práticas de inspeção escolar e de supervisão pedagógica. 1993. 235 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993. Cap. 5.

SÃO PAULO (Estado). Lei n. 9, de 22 de março de 1874. Estabelece o ensino primário obrigatório na província. São Paulo, SP: Coleção da Legislação Paulista, 22 mar. 1874. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/1874/lei-9-22.03.1874.html. Acesso em: 09 ago. 2021.

SÃO PAULO (Estado). Lei n. 88, de 8 de setembro de 1892. Reforma a instrucção publica do Estado. São Paulo, SP: Assembleia Legislativa, 1892. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/1892/lei-88-08.09.1892.html Acesso em: 19 out. 2020.

SÃO PAULO (Estado). Lei n. 520, de 26 de agosto de 1897. Suprime o Conselho Superior de Instrução Pública e dá outras providências. São Paulo, SP, 31 ago. 1897. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/norma/64611. Acesso em: 05 jun. 2020.

SÃO PAULO (Estado). Decreto n. 1883, de 06 de junho de 1910. Reorganiza a inspetoria geral do ensino público. 1910. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/norma/135637. Acesso em: 08 abr. 2021.

SÃO PAULO (Estado). Lei n. 1750, de 11 de dezembro de 1920. Reforma a Instrução Pública do Estado. São Paulo: Assembleia Legislativa, 11 dez. 1920. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/norma/65983. Acesso em: 06 jun. 2021.

SÃO PAULO (Estado). Decreto n. 3.356, de 31 de maio de 1921. Regulamenta a lei n.1.750, de 8 de dezembro de 1920, que reforma a instrução pública. São Paulo, SP: Assembleia Legislativa, 1921. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1921/decreto-3356-31.05.1921.html. Acesso em: 19 out. 2020.

SÃO PAULO. Decreto n. 14542, de 16 de fevereiro de 1945. Fixa as áreas de jurisdição e as sedes das Delegacias Regionais do Ensino da Capital e do Interior. São Paulo, SP, 20 mar. 1945. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/norma/127310. Acesso em: 11 mar. 2020.

SÃO PAULO (Estado). Ato n. 289, de 18 de outubro de 1968. Institui Setores Regionais de Assistência Pedagógica Junto às Inspetorias Regionais do Ensino Secundário e Normal. São Paulo, 19 out. 1968.

SÃO PAULO (Estado). Lei complementar n. 114, de 13 de novembro de 1974. Institui o Estatuto do Magistério Público de 1.º e 2.º graus do Estado. São Paulo, 1974. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei.complementar/1974/lei.complementar-114-13.11.1974.html Acesso em 05/04/2021. Acesso em: 19 out. 2020.

SILVA JR, C. A. Supervisão da educação: do autoritarismo ingênuo à vontade coletiva. São Paulo: Loyola, 1984.

SOUZA, R. F. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo: (1890-1910). São Paulo: Fundação Editora Unesp, 1998

SOUZA, R. F. Alicerces da Pátria: história da escola primária no Estado de São Paulo (1890-1976). Campinas, SP: Mercado das Letras, 2009.

VIDAL, D. G. (org.). Sujeitos e artefatos: territórios de uma história transnacional da educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2020.

Publicado

08/12/2021

Como Citar

BARBOSA, R. L. L.; NICACIO, R. T. A orientação dos inspetores escolares na formação de professores no período de 1970 a 1976: um olhar sobre São Paulo. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.4, p. 1962–1980, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.4.15934. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15934. Acesso em: 26 jan. 2022.