A orientação dos inspetores escolares na formação de professores no período de 1970 a 1976: um olhar sobre São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.4.15934

Palavras-chave:

Formação de professores, Inspetores escolares, Ensino elementar, SEROP, Escolas isoladas

Resumo

Este artigo discute as práticas de formação de professores das escolas isoladas do município de Assis, Estado de São Paulo, no período de 1970 a 1976. Essa formação era conduzida pelos inspetores escolares que contavam com apoio do Serviço de Orientação Pedagógica do estado. Este trabalho é resultado de uma pesquisa documental, na perspectiva transnacional da história da educação que analisou as práticas de formação docente por meio dos discursos registrados nas atas de reuniões pedagógicas. Os inspetores tinham sob sua responsabilidade a orientação e a fiscalização na implantação de um currículo que, supunha-se, trazer ao estado melhor qualidade na educação com a erradicação da repetência no ensino primário e, também, no cumprimento das diretrizes impostas por um programa de desenvolvimento econômico assinado entre Brasil e Estados Unidos.

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Biografia do Autor

Raquel Lazzari Leite Barbosa, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Assis – SP

Professor Adjunto do Departamento de Estudos Linguísticos, Literários e da Educação - DELLE. Doutorado em Educação (UNICAMP).

Rosemary Trabold Nicacio, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão – GO

Professora da Faculdade de Educação. Doutorado em Educação (UNESP).

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Publicado

08/12/2021

Como Citar

BARBOSA, R. L. L.; NICACIO, R. T. A orientação dos inspetores escolares na formação de professores no período de 1970 a 1976: um olhar sobre São Paulo. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.4, p. 1962–1980, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.4.15934. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15934. Acesso em: 29 mar. 2024.