O impacto dos valores pessoais no processo de aprendizagem e as realizações dos alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.6.16138

Palavras-chave:

Juventude estudantil, Valores de vida, Prioridades de vida, Processo de aprendizagem, Realizações dos alunos

Resumo

Os valores pessoais desempenham um papel vital ao utilizar abordagens de aprendizagem por indivíduos por meio de seus estudos. Especialmente no ensino superior, esses valores afetam substancialmente o caráter dos indivíduos em sua comunidade de aprendizagem e, por fim, influenciam suas realizações acadêmicas. Os valores se manifestam em todos os elementos da cultura prática. Na atividade cognitiva, eles desempenham o papel de referência: é mais natural para uma pessoa aprender o que é de vital importância para ela. O objetivo da pesquisa é identificar as prioridades de vida e orientações de valores dos alunos modernos e sua influência no processo de aprendizagem e nas realizações dos alunos. Como método de pesquisa, utilizou-se o método de frases inacabadas, como método de coleta de informações que permite identificar diversos aspectos relacionados aos valores de vida dos alunos. O artigo considera as especificidades do conteúdo semântico dos valores de vida entre os jovens, define os valores terminais e instrumentais dos alunos. A novidade e originalidade do estudo reside no fato de que pela primeira vez os valores da vida são considerados na representação dos alunos do primeiro ano. Comprovou-se que a segurança material, como valor, praticamente não está representada nos alunos. Pela primeira vez, foi determinado que a estrutura dos valores terminais dos jovens estudantes inclui família, educação e carreira posterior. Revela-se que o sucesso, como valor, do ponto de vista dos alunos, depende diretamente de responsabilidade, desempenho, autocontrole. Considera-se que o melhor trabalho para o aluno do primeiro ano é aquele que corresponde ao seu estado emocional, é bem remunerado e está associado a ajudar ao próximo.

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Biografia do Autor

Elena V. Bakshaeva, Chuvash State Pedagogical University named after I.Y. Yakovlev, Cheboksary – Russia

PhD in Education, Associate Professor of the Department of Theory, History, Methods of Music and Choral Conducting.

Elena A. Ganaeva, Orenburg State Pedagogical University, Orenburg – Russia

Doctor of Education, Professor.

Larisa I. Tararina, Russian State Social University, Moscow – Russia

PhD in Education, Associate Professor of the Department of Linguistics and Translation.

Maria M. Sharafutdinova, Kazan National Research Technological University, Kazan - Russia

PhD in Economics, Associate Professor of the Department of Business Statistics and Economics.

Alla A. Rybolovleva, Kazan National Research Technological University, Kazan – Russia

PhD in Economics, Associate Professor of the Department of Business Statistics and Economics.

Oleg A. Skutelnik, Plekhanov Russian University of Economics, Moscow – Russia

Senior Lecturer of the Department of Criminal Law Disciplines.

Aleksandr A. Novikov, Russian Presidential Academy of National Economy and Public Administration, Moscow – Russia

Doctor of Economics, Professor of the Department of National Economics.

Elena V. Novikova, Russian Presidential Academy of National Economy and Public Administration, Moscow – Russia

PhD in Economics, Associate Professor of the Department of Economics and Finance.

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Publicado

30/12/2021

Como Citar

BAKSHAEVA, E. V.; GANAEVA, E. A.; TARARINA, L. I.; SHARAFUTDINOVA, M. M.; RYBOLOVLEVA, A. A.; SKUTELNIK, O. A.; NOVIKOV, A. A.; NOVIKOVA, E. V. O impacto dos valores pessoais no processo de aprendizagem e as realizações dos alunos. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.6, p. 3784–3796, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.6.16138. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16138. Acesso em: 26 dez. 2024.

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