O impacto dos valores pessoais no processo de aprendizagem e as realizações dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.6.16138Palavras-chave:
Juventude estudantil, Valores de vida, Prioridades de vida, Processo de aprendizagem, Realizações dos alunosResumo
Os valores pessoais desempenham um papel vital ao utilizar abordagens de aprendizagem por indivíduos por meio de seus estudos. Especialmente no ensino superior, esses valores afetam substancialmente o caráter dos indivíduos em sua comunidade de aprendizagem e, por fim, influenciam suas realizações acadêmicas. Os valores se manifestam em todos os elementos da cultura prática. Na atividade cognitiva, eles desempenham o papel de referência: é mais natural para uma pessoa aprender o que é de vital importância para ela. O objetivo da pesquisa é identificar as prioridades de vida e orientações de valores dos alunos modernos e sua influência no processo de aprendizagem e nas realizações dos alunos. Como método de pesquisa, utilizou-se o método de frases inacabadas, como método de coleta de informações que permite identificar diversos aspectos relacionados aos valores de vida dos alunos. O artigo considera as especificidades do conteúdo semântico dos valores de vida entre os jovens, define os valores terminais e instrumentais dos alunos. A novidade e originalidade do estudo reside no fato de que pela primeira vez os valores da vida são considerados na representação dos alunos do primeiro ano. Comprovou-se que a segurança material, como valor, praticamente não está representada nos alunos. Pela primeira vez, foi determinado que a estrutura dos valores terminais dos jovens estudantes inclui família, educação e carreira posterior. Revela-se que o sucesso, como valor, do ponto de vista dos alunos, depende diretamente de responsabilidade, desempenho, autocontrole. Considera-se que o melhor trabalho para o aluno do primeiro ano é aquele que corresponde ao seu estado emocional, é bem remunerado e está associado a ajudar ao próximo.
Downloads
Referências
ABBASOVA, K. YA. Humanization of public consciousness as the basis of civilizational development. Historical, philosophical, political and legal sciences, cultural studies and art history. Questions of theory and practice, v. 1, p. 10-13, 2012.
ASMOLOV, A. G. Cultural and historical psychology and the construction of worlds. Moscow: Publishing House of the Institute of Practical Psychology. Voronezh: scientific and production association "Modek", 1996.
ATFIELD, R. Ethics of ecological responsibility. Global problems and universal values, v. 1, p. 203-257, 1990.
AVTONOMOVA, N. S. Metaphorics and Understanding. The riddle of human understanding. Moscow: Politizdat, 1991.
BAYANOVA, A. R. et al. A philosophical view of organizational culture policy in contemporary universities. European Journal of Science and Theology, v. 15, n. 3, p.121-131, 2019.
BAYANOVA, A. R. et al. Student online services consumption: Routine practices or mistrust to digital service? Contemporary Educational Technology, v. 11, n. 1, p. 47-54, 2020.
BOREYKO, V. E. Breakthrough in environmental ethics. Kiev: Ecological and Cultural Center, 2001.
CHERDYMOVA, E. I. Ecological intention as a component of ecological consciousness of the individual. Proceedings of the Samara Scientific Center of the Russian Academy of Sciences, v. 13, n. 2, p. 385-387, 2011.
CHERDYMOVA, E. I.; ROZANOVA, E. V. Unregistered marriage as modern practice of student' youth family relations. EurAsian Journal of BioSciences, v. 12, n. 2, p. 511-517, 2018.
FRANK, C. L. Spiritual Foundations of Society: An Introduction to Social Philosophy. New York: Seeding, 1988.
FRANKL, V. Man in search of meaning. Moscow: Progress, 1990.
ISTOSHIN, I. YU. Value orientations in the personal system of behavior regulation. In: Psychological mechanisms of regulation of social behaviour. Moscow: Nauka, 1979. p. 260-267.
KOCATURK, M.; BOZDAG, F. Xenophobia among university students: Its relationship with five factor model and dark triad personality traits. International Journal of Educational Methodology, v. 6, n. 3, p. 545-554, 2020. DOI: 10.12973/ijem.6.3.545
KOVALZON, M. Y. Public consciousness and social sciences. Moscow: Progress, 1980.
LEONTIEV, D. A. Technics for studying value orientations. Moscow: SMYSL, 1992.
MAMEDOV, N. M. Introduction to the theory of sustainable development: a course of lectures. Moscow: Stupeny, 2002.
MASLOW, A. G. Motivation and personality. St. Petersburg: Eurasia, 1999.
MATYASH, S. A. Dynamics of changes in value orientations. Social Policy and Sociology, v. 4, p. 190-195, 2011.
MATYASH, T. P. Consciousness as wholeness and reflexivity. Rostov on Don: RSU. 1988.
NARUTTO, S. V. et al. First-year student attitude to social networks. International Journal of Applied Exercise Physiology, v. 8, n. 2, p. 273-276, 2019.
NEMOV, R. S. Psycology. Moscow: Prosveshchenie, 1994.
POTTER, V. R. Bioethics-a bridge to the future. Kiev: Sphere, 2002.
RASSADINA, T. A. Transformation of traditional values of Russians in the post-perestroika period. Socis, v. 9, p. 95-101, 2006.
RYABOVA, E. V. Spiritual and moral education of the individual as a value constant of modern education. Siberian pedagogical Journal, v. 9, p. 159-162, 2012.
SHVYRKOV, V. B. On universal values from the standpoint of the system-evolutionary approach (through the eyes of a psychophysiologist). Psychol. journal, v. 6, p. 119-132, 1993.
SIDORINA, T. YU. The crisis of the XX century: Forecasts of Russian thinkers. Moscow: State University-Higher School of Economics, 2001.
SOBKIN, B. C.; PISARSKY, P. S. Vital values and attitude to education: cross-cultural analysis Moscow-Amsterdam. Moscow: Nauka, 1994.
STEPANOV, E. I. Modern globalization: state and prospects. Moscow: Lemand, 2009.
STOLOVICH, L. N. Esthetic and artistic value: essence, specificity, correlation. Moscow: Znanie, 1983.
TADJUDDIN, N. et al. Emotional intelligence of elementary scholar: instructional strategy and personality tendency. European Journal of Educational Research, v. 9, n. 1, p. 203-213, 2020. DOI: 10.12973/eu-jer.9.1.203
TOSHCHENKO, Z. T. Split of public consciousness-a threat to the transformation of Russia. Bulletin of the Tyumen State University, v. 4, p. 4-19, 2009.
ZELENOV, L. A. The process of aesthetic reflection. Moscow: Iskusstvo, 1969.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.