Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.3.16960

Palavras-chave:

Responsividade, Convivência, Programas, Políticas públicas

Resumo

Responsividade significa, de forma intencional, criar condições para continuamente escanear e analisar situações e processos, escutar expectativas, opiniões e necessidades das pessoas que recebem ou implementam um programa e, da maneira mais aberta, ágil e potente possível, reagir, modificar ações, incluir novos atores, convidar à participação e construir coletivamente um programa melhor para todos e para cada contexto. O objetivo desse artigo é discutir contribuições do processo responsivo em programas complexos, assim como descrever tipos e níveis de responsividade como os utilizados no programa “A Convivência Ética na Escola”, facilitando a transposição para programas de mais larga escala e políticas públicas.

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Biografia do Autor

Cesar Augusto Amaral Nunes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP – Brasil

Pesquisador associado no Grupo “Ética, Democracia e Diversidade” do Instituto de Estudos Avançados. Doutorado em Física Teórica. Pós-doutorado (USP).

Telma Pileggi Vinha, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP – Brasil

Professora da Faculdade de Educação e coordenadora do Grupo “Ética, Democracia e Diversidade” do Instituto de Estudos Avançados. Doutorado em Educação.

Soraia Berini Campos, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil

Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Mora (GEPEM). Mestranda em Educação.

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Publicado

01/07/2022

Como Citar

AMARAL NUNES, C. . A. .; VINHA, T. P. .; CAMPOS, S. B. Processos responsivos no desenho, implementação e avaliação de programas na área da melhoria da qualidade da convivência escolar. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.3, p. e022099, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.3.16960. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16960. Acesso em: 8 dez. 2024.