Formação inicial em psicologia e atenção à violência sexual

Relatos de profissionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.17800

Palavras-chave:

Psicologia, Formação inicial, Violência sexual, Atendimento, Vítimas

Resumo

A violência sexual está atrelada a problemas de saúde vivenciados pelas vítimas e a Psicologia possui grande importância no acompanhamento dessas pessoas. Este estudo qualitativo investigou a contribuição da formação inicial em Psicologia no atendimento de casos de violência sexual, segundo o relato de profissionais. Foram entrevistadas cinco psicólogas cujos relatos foram categorizados pelo método de análise de conteúdo, resultando nos agrupamentos: (1) Experiências favoráveis na formação que auxiliaram no trabalho com casos de violência sexual; (2) Dificuldades específicas quando a queixa é violência sexual; (3) Lacunas na formação inicial para atuar com casos de violência sexual; (4) Outros fatores que auxiliam o trabalho atual com casos de violência sexual. Os dados sinalizam contribuições indiretas da graduação para o trabalho com vítimas de violência sexual, entretanto não foram identificados ensinos planejados especificamente para essa atuação. Conclui-se que há uma carência de conteúdos específicos sobre violência sexual na formação da amostra.

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Biografia do Autor

Brenda Sayuri Tanaka, Universidade Estadual Paulista

Psicóloga e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem.

George Miguel Thisoteine, Universidade Estadual Paulista

Psicólogo e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual.

Ana Cláudia Bortolozzi, Universidade Estadual Paulista

Psicóloga e livre-docente do Departamento de Psicologia.

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Publicado

28/12/2023

Como Citar

TANAKA, B. S.; THISOTEINE, G. M.; BORTOLOZZI, A. C. Formação inicial em psicologia e atenção à violência sexual: Relatos de profissionais. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. 00, p. e023070, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27i00.17800. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17800. Acesso em: 4 out. 2024.