Aprendizagem por observação e a sala de aula como espaço social de aprendizagem
Implicações da teoria social cognitiva de Albert Bandura
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.18521Palavras-chave:
Aprendizagem, Espaço social, Observação, Sala de aula, BanduraResumo
Este trabalho apresenta a teoria social cognitiva de Albert Bandura que caracteriza a aprendizagem por observação. Objetiva-se elucidar aspectos existentes entre modelos simbólicos e agentes que remetem à aprendizagem por observação na sala de aula. A metodologia desenvolvida utilizou revisão bibliográfica, narrativa, do tipo exploratória, nos meses de abril a junho de 2023, utilizando operador booleano, da seguinte forma: Espaço AND social AND aprendizagem AND sala de aula AND observação AND Bandura. Os dados da pesquisa possibilitaram a análise de 07 artigos, distribuídos no Quadro 1 e Quadro 2, que corroboram para a compreensão da aprendizagem por observação na sala de aula. Os resultados mostram que a sala de aula, como espaço social de aprendizagem, só é possível pelo fato de que há códigos, habitus, que são esquemas de produção, percepção e apreciação, compreendidos pelos agentes e que sustentam a representação simbólica dos seus papéis nesse espaço.
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