Aprendizagem por observação e a sala de aula como espaço social de aprendizagem

Implicações da teoria social cognitiva de Albert Bandura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.18521

Palavras-chave:

Aprendizagem, Espaço social, Observação, Sala de aula, Bandura

Resumo

Este trabalho apresenta a teoria social cognitiva de Albert Bandura que caracteriza a aprendizagem por observação. Objetiva-se elucidar aspectos existentes entre modelos simbólicos e agentes que remetem à aprendizagem por observação na sala de aula. A metodologia desenvolvida utilizou revisão bibliográfica, narrativa, do tipo exploratória, nos meses de abril a junho de 2023, utilizando operador booleano, da seguinte forma: Espaço AND social AND aprendizagem AND sala de aula AND observação AND Bandura. Os dados da pesquisa possibilitaram a análise de 07 artigos, distribuídos no Quadro 1 e Quadro 2, que corroboram para a compreensão da aprendizagem por observação na sala de aula. Os resultados mostram que a sala de aula, como espaço social de aprendizagem, só é possível pelo fato de que há códigos, habitus, que são esquemas de produção, percepção e apreciação, compreendidos pelos agentes e que sustentam a representação simbólica dos seus papéis nesse espaço.

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Biografia do Autor

Elizabeth Matos Rocha, Universidade Federal da Grande Dourados

Profa. Dra. lotada na Faculdade de Educação a Distância da UFGD.

Fernando Cesar Ferreira, Universidade Federal da Grande Dourados

Prof. Dr. lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da UFGD.

Otávio Enrique José de Oliveira Ramos, Escola Estadual Profa. Bernadete Santos Leite

Prof. Me. da Educação Básica.

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Publicado

28/11/2023

Como Citar

ROCHA, E. M.; FERREIRA, F. C.; RAMOS, O. E. J. de O. Aprendizagem por observação e a sala de aula como espaço social de aprendizagem: Implicações da teoria social cognitiva de Albert Bandura. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. 00, p. e023065, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27i00.18521. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18521. Acesso em: 24 nov. 2024.