Quando a escola é alvo da violência extrema

implicações ético-política-afetivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.19689

Palavras-chave:

Educação, Violência extrema, Formação de professores, Sofrimento ético-político-afetivo

Resumo

Os ataques de violência extrema contra comunidades escolares é um fenômeno difícil de explicar dada a complexidade dos elementos que os determinam. Prever e controlar esses eventos bárbaros desafiam especialistas de vários campos. A pesquisa analisou as implicações ético-política-afetivas da violência extrema para educadores e educandos em cursos de licenciaturas de uma instituição de ensino superior pública. Trata-se de um estudo exploratório. Os sujeitos foram docentes e discentes de programas de formação de professores. Os instrumentos de coleta de dados foram as entrevistas e os Mapas Afetivos. A pesquisa evidenciou a importância de buscar explicações para o problema da violência extrema indicando que esses eventos são fortemente influenciados pelas redes sociais mobilizando significativa carga afetiva manifesta através de sentimentos de medo, insegurança, dor e vulnerabilidade. Os currículos formativos precisam considerar esse fenômeno. O enfrentamento passa por estratégias de prevenção baseadas no diálogo e no respeito à diversidade.

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Biografia do Autor

José Reginaldo Feijão Parente, Universidade Estadual do Vale do Acaraú

Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Sobral – CE – Brasil. Psicólogo. Professor adjunto do curso de Pedagogia da UVA. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família. Coordenador do Observatório da Educação UVA.

Betânia Moreira de Moraes Guerra, Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE – Brasil. Psicóloga. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. Membro do Observatório da Educação UVA.

Maristela Inês Osawa Vasconcelos, Universidade Estadual do Vale do Acaraú

Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Sobral – CE – Brasil. Enfermeira. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família. Membro do Observatório da Educação UVA.

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Publicado

21/02/2025

Como Citar

PARENTE, J. R. F.; GUERRA, B. M. de M.; VASCONCELOS, M. I. O. Quando a escola é alvo da violência extrema: implicações ético-política-afetivas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 29, n. 00, p. e025004, 2025. DOI: 10.22633/rpge.v29i00.19689. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19689. Acesso em: 14 abr. 2025.