A importância da motivação nos estudantes para uma formação profissional bem-sucedida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19886

Palavras-chave:

Motivação, Alcançar o sucesso, Evitar o fracasso, Ansiedade, Atividade de formação profissional

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar a formação das motivações de realização e de evitação do fracasso entre estudantes da educação profissional, buscando compreender como essas motivações influenciam o sucesso acadêmico e o desenvolvimento pessoal. A motivação de realização, voltada para o desejo de alcançar o sucesso, foi comparada com a motivação de se evitar o fracasso, na qual as ações são direcionadas para a tentativa de prevenir erros. A pesquisa utilizou métodos como levantamentos de dados, análises de correlação e diagnósticos de personalidade para identificar os fatores motivacionais e sua relação com os níveis de ansiedade. Os resultados mostram que a motivação de realização se intensifica nos últimos anos de estudo, especialmente entre o terceiro e o quarto ano, devido ao maior envolvimento em disciplinas especializadas e trajetórias profissionais mais definidas. Além disso, estudantes com altos níveis de motivação frequentemente experimentam ansiedade elevada, sugerindo uma relação complexa entre motivação e bem-estar psicológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yana Kryucheva , Industrial University of Tyumen

Candidato em Pedagogia. Professor Associado no Departamento de Humanidades.

Irina Tolstoukhova , Industrial University of Tyumen

Candidato em Pedagogia. Professor Associado no Departamento de Humanidades.

Referências

ATKINSON, J. W.; FEATHER, N. T. A theory of achievement motivation. Huntington: John Wiley and Sons, 1966. 392 p.

BASHLAEVA, M. S. Formirovanie i razvitie motivatsii dostizheniia uspekhov u studentov – budushchikh upravlentsev [The formation and development of achievement motivation in management students]. Problemy sovremennogo pedagogicheskogo obrazovaniya [Problems of modern pedagogical education], [S. l.], n. 65-3, p. 292–295, 2019.

BIKTINA, N. N. Motivatsii dostizheniia uspekha i lichnostnye osobennosti studentov [Motivations for success and personal characteristics of students]. Azimuth of Scientific Research: Pedagogy and Psychology, [S. l.], v. 10, n. 34, p. 331–334, 2021. DOI: 10.26140/anip-2021-1001-0084

BOBRYSHOV, S. V.; SAENKO, L. A. Kompetentnostnyi i znanievyi podkhody v professionalnom obrazovanii: Problemnye voprosy ponimaniia i realii primeneniia [Competence and knowledge approaches to professional education: Problem issues of comprehension and realities of implementation]. Ivzestia of the Volgograd State Pedagogical University, [S. l.], n. 5, p. 16–22, 2016.

GLYNN, S.; AULTMAN, L.; OWENS, A. Motivation to learn in general education programs. The Journal of General Education, [S. l.], v. 54, n. 2, p. 150–170, 2005. DOI: 10.1353/jge.2005.0021

HECKHAUSEN, H. Psikhologiia motivatsii dostizheniia [The psychology of achievement motivation]. St. Petersburg: Rech’, 2001. 238 p.

KANAEVA, N. A. Motivatsiia uchebno-professionalnoi deiatelnosti i ee vliianie na stanovlenie budushchikh spetsialistov [Motivation for professional education activity and its influence on the development of future specialists]. Young Scientist, [S. l.], n. 4, v. 15, p. 271–273, 2010.

KOSTROMINA, S. N.; DVORNIKOVA, T. A. Psikhologicheskie faktory formirovaniia kognitivnykh strategii obucheniia u studentov [Psychological factors of cognitive learning strategies formation in students]. Vestnik of Saint Petersburg University. Psychology, [S. l.], n. 4, p. 110–119, 2016.

McCLELLAND, D. The achievement motive in economic growth. In: HOSELITZ, B. F.; MOORE, W. E. (ed.). Industrialization and society. The Hague: UNESCO & Mouton, 1963. p. 74–96.

MURRAY, H. A. Explorations in personality. New York: Oxford Press, 1938.

PAVELKOVA, I. Motivace žáků na konci ZŠ a na začátku SŠ z pohledu žáků a učitele [The motivation of pupils at the end of primary school and the beginning of high school from the perspective of pupils and teachers]. In: KANTOR, M. (ed.). Výchova a vzdělávání v českých zemích na prahu třetího tisíciletí [Education in the Czech country on the threshold of the third millennium]. Pilsen: PedF ZCU, 1997. p. 79–84.

REHMAN, A.; HAIDER, R. The impact of motivation on learning of secondary school students in Karachi: An analytical study. Educational Research International, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 139–147, 2013.

TKACH, R. S.; TKACH, E. N. Motivatsiia dostizheniia uspekha kak subektnyi resurs uchebno-professionalnoi deiatelnosti studentov vuza [Achievement motivation as a subjective resource in the professional education activity of university students]. Problemy vysshego obrazovaniia, [S. l.], n. 1, p. 446–449, 2019.

WIGFIELD, A.; ECCLES, J. S. Development of achievement motivation. San Diego: Academic Press, 2002.

Publicado

09/12/2024

Como Citar

KRYUCHEVA , Y.; TOLSTOUKHOVA , I. A importância da motivação nos estudantes para uma formação profissional bem-sucedida. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023031, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.19886. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19886. Acesso em: 21 dez. 2024.