A educação para o mercado de trabalho formando indivíduos alienados

Autores

  • Katherine Cortiana Fagundes Aluna do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr) / UNESP – Universidade Estadual Paulista, Estado de São Paulo, Brasil. Contato: Rua Coronel Franco, 1789, Centro, Pirassununga/ SP. Tel: (19) 3562-4032

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i9.9277

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Ensino Profissionalizante, PDE,

Resumo

Este trabalho tem por objetivo contemplar as propostas educacionais contidas no Plano de Desenvolvimento da Educação em relação ao ensino profissionalizante, para tanto, achei conveniente fazer, em um primeiro momento, uma breve exposição da situação econômica, política e social dos países capitalistas, tendo em vista, ser a educação moldada segundo as concepções ideológicas que estão pairando em determinado momento histórico. Na segunda parte do trabalho, fiz uma breve retrospectiva histórica, discorrendo sobre o momento em que se deu a adoção do ensino profissionalizante no Brasil. Em seguida, disserto sobre as diretrizes propostas pela LDB 9394/96, lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, enfatizando que tais medidas ganham espaço a partir da construção do PDE. Para a elaboração deste trabalho utilizei os escritos de ALTVALTER, ANDERSON, AFONSO, AZEVEDO, BORÓN, CHESNAIS, FERRETTI, GENTILI, KRAWCZYC, MÉSZÁROS, OFFE, ROSAR, SANTOS e VALENTE.

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Publicado

25/07/2010

Como Citar

FAGUNDES, K. C. A educação para o mercado de trabalho formando indivíduos alienados. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 9, p. 32–44, 2010. DOI: 10.22633/rpge.v0i9.9277. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9277. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos