Trabalho docente e ampliação da jornada escolar no ensino médio - intensificação emescolas de referencia da rede estadual Pernambuco

Autores

  • Maria Lucivânia Souza dos Santos
  • Katharine Ninive Pinto Silva
  • Vanessa Cardoso da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i18.9375

Palavras-chave:

Ensino Médio, Trabalho Docente, Educação Integral,

Resumo

Este artigo apresenta dados conclusivos de pesquisa de iniciação científica em tomo do seguinte problema: Será que a perspectiva de ampliação da jornada escolar nas Escolas de Referência em Ensino Médio, na cidade de Vitória de Santo Antão, não significa também a diminuição das condições efetivas de trabalho do professor, na perspectiva de uma intensificação do trabalho docente? O objetivo geral da pesquisa foi caracterizar as condições de trabalho docente nas Escolas de Referência em Ensino Médio de Pernambuco. A metodologia adotada foi a avaliação da implementação de Políticas Públicas e se deu através de análise documental, revisão bibliográfica e análise de conteúdo de respostas a entrevistas e questionários aplicados junto a gestores, professores e alunos das escolas pesquisadas. Os resultados indicam que há um processo de intensificação do trabalho docente, em função de uma maior cobrança por resultados sem que se garanta a estrutura necessária para a ampliação da jornada escolar no processo de implementação do Programa de Educação Integral (PEI) na Rede Estadual de Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03/02/2017

Como Citar

SANTOS, M. L. S. dos; SILVA, K. N. P.; SILVA, V. C. da. Trabalho docente e ampliação da jornada escolar no ensino médio - intensificação emescolas de referencia da rede estadual Pernambuco. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 18, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v0i18.9375. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9375. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos