Concepções de estado e política educacional: uma análise comparativa a partir das perspectivas epistemológicas

Autores

  • Solange Toldo Soares

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n1.2016.9389

Palavras-chave:

Meta-análise, Cartografia Social, Política Educacional,

Resumo

Escolhemos a cartografia social como metodologia de nossa pesquisa, que buscou comparar as perspectivas analíticas explicitadas pelos pesquisadores com as concepções de Estado e Política Educacional em suas análises. Mapeamos, assim, na amostra analisada, referente ao campo de estudo da Política Educacional, que as perspectivas epistemológicas mais recorrentes foram o marxismo, estruturalismo, pós-estruturalismo e pluralismo, porém nem sempre essas apareceram de forma explícita nos trabalhos, o que nos levou a inferir que o debate epistemológico no campo de estudo da Política Educacional, no Brasil, é urgente e necessário. Ademais, de forma plural, procuramos apresentar as concepções dos autores sobre Estado e Política Educacional e a possível relação com a epistemologia utilizada. Isso nos fez concluir que a pesquisa em Política Educacional depende de expressões mais veementes sobre as concepções de Política Educacional e Estado, seja qual for a teoria e epistemologia adotadas pelo pesquisador, visto que seus conceitos poderiam trazer mais reflexões no que diz respeito às mediações necessárias para a efetivação do direito à educação no país, pois, sem rigor conceitual, podemos deixar de ter uma pesquisa politicamente comprometida.

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Publicado

03/12/2016

Como Citar

Soares, S. T. (2016). Concepções de estado e política educacional: uma análise comparativa a partir das perspectivas epistemológicas. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, (20), 6–20. https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n1.2016.9389

Edição

Seção

Artigos