Concepções de estado e política educacional: uma análise comparativa a partir das perspectivas epistemológicas
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n1.2016.9389Palavras-chave:
Meta-análise, Cartografia Social, Política Educacional,Resumo
Escolhemos a cartografia social como metodologia de nossa pesquisa, que buscou comparar as perspectivas analíticas explicitadas pelos pesquisadores com as concepções de Estado e Política Educacional em suas análises. Mapeamos, assim, na amostra analisada, referente ao campo de estudo da Política Educacional, que as perspectivas epistemológicas mais recorrentes foram o marxismo, estruturalismo, pós-estruturalismo e pluralismo, porém nem sempre essas apareceram de forma explícita nos trabalhos, o que nos levou a inferir que o debate epistemológico no campo de estudo da Política Educacional, no Brasil, é urgente e necessário. Ademais, de forma plural, procuramos apresentar as concepções dos autores sobre Estado e Política Educacional e a possível relação com a epistemologia utilizada. Isso nos fez concluir que a pesquisa em Política Educacional depende de expressões mais veementes sobre as concepções de Política Educacional e Estado, seja qual for a teoria e epistemologia adotadas pelo pesquisador, visto que seus conceitos poderiam trazer mais reflexões no que diz respeito às mediações necessárias para a efetivação do direito à educação no país, pois, sem rigor conceitual, podemos deixar de ter uma pesquisa politicamente comprometida.Downloads
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Publicado
03/12/2016
Como Citar
SOARES, S. T. Concepções de estado e política educacional: uma análise comparativa a partir das perspectivas epistemológicas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 20, p. 6–20, 2016. DOI: 10.22633/rpge.v20.n1.2016.9389. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9389. Acesso em: 12 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos