Evaluación del aprendizaje y el proceso de enseñanza en educación básica
Un estudio del estado del arte
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.17103Palabras clave:
Evaluación, Formación, Calidad, Educación BásicaResumen
El objeto de estudio de este artículo son las investigaciones de 2010 a 2019 sobre la evaluación de la educación, en la dimensión de aprendizaje. La investigación revisó tesis sobre el tema. El objetivo del trabajo fue aprehender el avance de las investigaciones sobre el uso de la evaluación formativa en la educación y en particular, en el contexto de las instituciones escolares, de la educación básica. Para cumplir con el objetivo propuesto, inicialmente se realizó una encuesta con el banco de tesis y disertaciones del BDTD. Inicialmente se plantearon 93 tesis doctorales, de las cuales se seleccionaron 10, las cuales se identifican con la asignatura propuesta, ya que su tema central es la evaluación y el aprendizaje, en alguna etapa / contenido de la educación básica.
Descargas
Citas
ALLAL, L. Estratégias de avaliação formativa: concepções psicopedagógicas e modalidades de aplicação. In: ALLAL, L.; CARDINET, J.; PERRENOUD, P. (org.). A avaliação num ensino diferenciado. Coimbra: Almedina, 1986, p. 175-209.
CORREIA, J. A. A construção científica do político em educação. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, Edição CIIE/ Afrontamento, n. 15, p. 19-43, 2002.
DEMO, P. Avaliação qualitativa. Campinas, SP: Autores Associados, 2010a.
DEMO, P. Mitologias da avaliação: de como ignorar, em vez de enfrentar problemas. Campinas, SP: Autores associados, 2010b.
DEPRESBITERIS, L. O desafio da avaliação da aprendizagem: dos fundamentos a uma proposta inovadora. São Paulo: EPU, 1989.
DEPRESBITERIS, L; TAVARES, M. R. Diversificar é preciso: instrumentos e técnicas de avaliação de aprendizagem. São Paulo: Senac São Paulo, 2009.
ESTEBAN, M. T. A avaliação no processo ensino /aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 129-137, 2002.
FERNANDES, D. Para uma teoria da avaliação das aprendizagens. Estudos em avaliação educacional. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 41, p. 347-372, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
FREITAS, D. N. T. A avaliação da educação básica no Brasil: dimensão normativa, pedagógica e educativa. Coleção educação contemporânea. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
GATTI, B. A. Possibilidades e fundamentos de avaliações em larga escala: primórdios e perspectivas contemporâneas. In: BAUER, A.; GATTI, B. A.; TAVARES, M. Ciclo de Debates: Vinte e Cinco Anos de Avaliações de Sistemas Educacionais no Brasil. São Paulo: Insular/FCC, 2013. v. 1.
HADJI, C. A avaliação, regras do jogo: das intenções aos instrumentos. Porto: Portugal, 1994.
HADJI, C. Avaliação Desmistificada. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.
HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 1996.
HOFFMANN, J. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2001.
LOPES, J. C.V. Validação da escala Homo zappiens- tecnologias digitais para avaliação do uso das TICs na aprendizagem dos alunos do terceiro ano do ensino médio no Colégio Militar em Fortaleza/CE: estudo de caso. 2018. 132 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar: sendas Percorridas. Tese (Doutorado. em educação física) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1992.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2001.
LUCKESI, C. C. A escola avalia ou examina. Abceducativo a Revista da Educação, São Paulo, ano 3, n. 15, p. 16-18, 2002.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares, 2005.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011
MENDES, E. H. Avaliação da aprendizagem na Educação Física escolar: caracterização e habitus de professores do Paraná. 2016. 127 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2016.
OLIVEIRA, S. M. C. Avaliação formativa como regulação da aprendizagem: desafios para a práxis no ensino médio da rede pública estadual de Fortaleza – uma análise fenomenológica. 2015. 257 f. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
PEDROCHI JÚNIOR, O. Avaliação como oportunidade de aprendizagem em matemática. 2012. 58 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.
PEDROCHI JÚNIOR, O. A Avaliação Formativa como Oportunidade de Aprendizagem: fio condutor da prática pedagógica escolar. 2018. 67 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Tradução: Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: ArtMed, 1999.
PERRENOUD, P. Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000a.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Tradução: Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000b.
PIAGET, J. O Estruturalismo. Rio de Janeiro: Difel, 2003a.
PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense-universitária, 2003b.
PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. Tradução: Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
PIRONEL, M. Avaliação para aprendizagem: a metodologia de ensino- aprendizagem- avaliação de matemática através da resolução de problemas em ação. 2019. 296 f. Tese (Doutorado em Geociências e Ciências Exatas) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2019.
PINTO, M. A. R. A avaliação da aprendizagem em processo (AAP) SEE-SP (2011-2016): da proclamação à execução: estudo de caso do programa em uma escola. 2016. 164 f. Tese (Doutorado Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2016.
SANTOS, F. D.G. Avaliação ensino-aprendizagem na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias na 10ª CREDE no Estado do Ceará, período 2011-2014. 2015. 271 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013
SOARES, C.P.G. Diário de aula: registros do repensar docente a respeito da avaliação de ensino-aprendizagem no contexto de privação de liberdade. 2019. 282 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
SILVA, G. S. Um olhar para os processos de aprendizagem e ensino por meio de uma trajetória de avaliação. 2018. 166 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2018.
SILVA, J. F. Introdução: avaliação do ensino e da aprendizagem numa perspectiva formativa reguladora. In: SILVA, J. F.; HOFFMANN, J.; ESTEBAN, M. T. (org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2003
VELEDA, G. G. Avaliação para aprendizagem em modelagem matemática na educação matemática: elementos para uma teorização. 2018. 140 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, 2018.
VIANNA, H. M. Introdução à avaliação educacional. São Paulo: Ibrasa, 1989.
VIANNA, H. M. Avaliação educacional: Teoria-Planejamento-Modelos. São Paulo: IBRASA, 2000a.
VIANNA, H. M. Avaliação educacional e o avaliador. São Paulo: IBRASA, 2000b.
VIANNA, H.M. Fundamentos de um programa de avaliação educacional. Brasília, DF: Líber Livro Editora, 2005.
ZABALZA, M. A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.