Diversidade cultural nas artes visuais e artes indígenas no Brasil e na educação básica indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19279

Palavras-chave:

Educação escolar, Indígena, Cultura

Resumo

Este artigo compreendeu as artes visuais, história, cultura e sociedade no Brasil. Tendo como eixo temático as manifestações culturais indígenas no Brasil, e por objetos as produções visuais. Frente a essa realidade, a escola é considerada um local onde os saberes podem convergir para que haja uma relação harmoniosa entre os diferentes grupos interétnicos. O objetivo geral foi analisar a importância e a valorização das artes indígenas nas escolas indígenas, como a pintura corporal, a confecção de máscaras e as atividades de pintura em cerâmica. Para este estudo, de forma qualitativa, utilizou-se para coleta de dados a revisão bibliográfica ou da literatura, onde foi feito uma análise meticulosa e ampla das publicações coerente para esta pesquisa. Os resultados apresentados apontam a importância de promover um ambiente escolar onde a integração dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem é fundamental na valorização do ser humano.

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Biografia do Autor

Libério Mayk Luciano dos Santos, Centro Universitário Vale do Cricare

Professor da Secretaria da Educação do Espírito Santo. Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (UNIVC).

Anilton Salles Garcia, Centro Universitário Vale do Cricare

Professor do Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Universitário Vale do Cricaré, Diretor de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Espírito Santo, Membro do Comitê Gestor da MCI (Mobilização Capixaba pela Inovação), Professor Voluntário da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutorado em Engenharia Elétrica (UNICAMP).

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Publicado

29/04/2024

Como Citar

SANTOS, L. M. L. dos; GARCIA, A. S. Diversidade cultural nas artes visuais e artes indígenas no Brasil e na educação básica indígena. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023011, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.19279. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19279. Acesso em: 24 nov. 2024.