A educação pelo trabalho na saúde: conexões entre formação e práticas nos serviços de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v17i00.15039

Palavras-chave:

Formação profissional, Educação pelo trabalho na saúde, Atenção primária à saúde, Educação médica

Resumo

O artigo busca refletir sobre a educação pelo trabalho em saúde como um processo político-educacional amplo e crítico diante da concretude do Sistema Único de Saúde (SUS), além de discutir a centralidade do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) no interior do movimento pela reformulação das graduações da saúde no Brasil. Trata-se de estudo de natureza teórico-conceitual realizado a partir de análise documental sobre a história e bases dos programas ministeriais voltados à educação pelo trabalho na saúde e suas contribuições trazidas ao longo das últimas duas décadas. É possível reconhecer que o PET-Saúde tem fomentado a valorização da formação pelo trabalho a partir da sua composição junto aos serviços de saúde, estimulando parcerias e arranjos com secretarias e serviços que vão muito além dos muros da universidade, potencializando uma formação concatenada aos preceitos do SUS e com as necessidades de saúde da população brasileira.

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Biografia do Autor

Victória Ângela Adami Bravo,

Mestre em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina de Botucatu/UNESP (2014). Assessora na avaliação dos Programas PRO-PET do Ministério da Saúde, vinculados ao Departamento de Gestão da Educação na Saúde (2013-2015).

Tiago Rocha Pinto, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Umuarama, Uberlândia – MG

Professor Adjunto do Departamento de Saúde Coletiva.

Eliana Goldfarb Cyrino, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Rubião Júnior, Botucatu – SP

Professora Assistente do Departamento de Saúde Pública.

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Publicado

28/06/2021

Como Citar

BRAVO, V. Ângela A.; PINTO, T. R.; CYRINO, E. G. A educação pelo trabalho na saúde: conexões entre formação e práticas nos serviços de saúde. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 17, n. 00, p. e021013, 2021. DOI: 10.26673/tes.v17i00.15039. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/15039. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

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