Humberto Maturana e a humanidade na formação de professores: contribuições para um sentipensar na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v17i00.15601

Palavras-chave:

Amor, Escola, Pedagogia

Resumo

Este texto monográfico é uma homenagem e agradecimento a Humberto Maturana por suas contribuições sobre o amor na vida humana. Discutimos as ideias do biólogo em diálogo com Alexander Neill, da escola Summerhill, e o pensamento complexo de Edgar Morín, buscando compreender melhor a proposta do sentimento. Compreendemos a necessidade, urgência e fundamental importância de tudo isso na prática e formação de professores.

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Biografia do Autor

Milagros Elena Rodríguez, Universidad de Oriente (UDO), Cumana – Sucre

Departamento de Matemática. Doutorado em Inovações Educativas (UNEFA) – Chuao e Doutorado em Patrimônio Cultural (ULAC) – Caracas.

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Itapetininga – SP

Docente na Coordenadoria de Formação Pedagógica. Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP).

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Publicado

10/03/2021

Como Citar

RODRÍGUEZ, M. E.; FORTUNATO, I. Humberto Maturana e a humanidade na formação de professores: contribuições para um sentipensar na educação. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 17, n. 00, p. e021020, 2021. DOI: 10.26673/tes.v17i00.15601. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/15601. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação