A educação pública no Brasil no século XX: considerações à luz da formação dos grupos escolares e do manifesto dos pioneiros da educação nova

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/rbpe.v20.n1.2018.11248

Palavras-chave:

Legado educacional, Século XX, Grupos escolares, Manifesto dos pioneiros da educação nova.

Resumo

O ensino público no Brasil é resultado de inúmeras influências e tentativas de adequações. Neste artigo, o foco será o século XX, período de grande desenvolvimento científico e tecnológico e de expansão da educação. O método utilizado neste estudo foi bibliográfico, onde buscou-se discutir o legado educacional do século XX, a formação dos Grupos Escolares e o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. São elementos necessários para a compreensão de como a educação no Brasil foi produzida neste período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Pizza Pancotte Darius, UNASP - CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO - CAMPUS ENGENHEIRO COELHO.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Adventista Paranaense (2011). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Trabalhou como professora de séries iniciais tanto em instituição particular como em instituições públicas (municipais). Atuou como Coordenadora Pedagógica em escolas da Rede Pública do Estado do Paraná, nos níveis Fundamental e Médio. Atualmente, professora e coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP - Campus Engenheiro Coelho).

Fábio Augusto Darius, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, campus Engenheiro Coelho

Doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia de São Leopoldo, na área Teologia e História(2014/1) e pesquisador de História da Igreja. Possui mestrado nessa mesma instituição (2010/1) e graduação em História pela Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB (2006/2). Docente no Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho - Faculdade Adventista de Teologia (FAT) e Licenciatura em História.

Referências

ALVES, Gilberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. Campo Grande: Ed. UFMS; Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

AMORIM, Hananiel de Souza. A implantação dos grupos escolares no Brasil nas primeiras décadas do século XX. Saberes. Natal, v. 1, n.12, set. 2015, p. 208-224.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999.

CANCIAN, Natália. Só 14% dos adultos brasileiros têm ensino superior, diz relatório da OCDE. Folha de São Paulo, São Paulo, 2016, Caderno de Educação. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2016/09/1813715-so-14-dos-adultos-brasileiros-tem-ensino-superior-diz-relatorio-da-ocde.shtml. Acesso 28 mar. 2018.

MANIFESTO dos Pioneiros da Educação Nova. A Reconstrução Educacional do Brasil. Ao Povo e ao Governo. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1932.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 36. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. Coleção Polêmicas do Nosso Tempo.

SAVIANI, Dermeval et al (Orgs.). O Legado Educacional do Século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2004.

SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas, Autores Associados, 2008.

SILVA, Bruno Adriano R. da. Animador sociocultural: Revista Iberoamericana, v. 2, n. 2, maio/set. 2008.

SOUZA, Rosa Fátima de.; FILHO, Luciano Mendes de Faria. A Contribuição dos Estudos sobre Grupos Escolares para a Renovação da História do Ensino Primário no Brasil. In: VIDAL, Diana Gonçalves (org.). Grupos Escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.

VIDAL, Diana Gonçalves. Tecendo História (e recriando memória) da Escola Primária e da Infância no Brasil: os Grupos Escolares em Foco. In: VIDAL, Diana Gonçalves (org.). Grupos Escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.

Downloads

Publicado

16/01/2018

Como Citar

DARIUS, R. P. P.; DARIUS, F. A. A educação pública no Brasil no século XX: considerações à luz da formação dos grupos escolares e do manifesto dos pioneiros da educação nova. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 20, n. 1, p. 32–41, 2018. DOI: 10.30715/rbpe.v20.n1.2018.11248. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/11248. Acesso em: 23 jun. 2024.