Sociedade e consumo: uma análise sobre as relações de consumo e o processo de subjetivação na modernidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v22iesp.1.14132

Palavras-chave:

Subjetividade, Sociedade, Consumo.

Resumo

Este estudo buscará, por meio de pesquisa bibliográfica, um estudo sobre o processo de subjetivação na Sociedade de Consumo. Para isso, recorrerá a escritos de teóricos como Michel Foucault para uma análise da estrutura das sociedades ao longo da história, o que reforçará uma afirmação do tipo de comportamento de cada sociedade. Esse ponto se faz importante para determinar o que é a cultura do consumo nessa sociedade. O consumo se mostrará aqui para além do próprio ato de consumir, criando lógicas e comportamentos, demonstrando que para a sociedade de consumo, o exercício de possuir fica em segundo plano, quando é a própria busca pelo desejo de consumir que mantém a roda do consumo girando. O consumo aqui é central e o sujeito se mostrará como agente do consumo, sendo impulsionado e transformado pelo mesmo.

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Biografia do Autor

Remo Dos Santos, Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Barra Mansa – RJ

Graduado no curso de Psicologia.

Pedro Augusto Dinelli Cruz, Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro – RJ

Docente do curso de Psicologia - UBM. Mestrado em Ciências Sociais (UFRRJ).

Referências

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Publicado

11/09/2020

Como Citar

SANTOS, R. D.; CRUZ, P. A. D. Sociedade e consumo: uma análise sobre as relações de consumo e o processo de subjetivação na modernidade. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 1, p. 255–270, 2020. DOI: 10.30715/doxa.v22iesp.1.14132. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/14132. Acesso em: 14 dez. 2024.