Sociedade e consumo: uma análise sobre as relações de consumo e o processo de subjetivação na modernidade

Remo Dos Santos, Pedro Augusto Dinelli Cruz

Resumo


Este estudo buscará, por meio de pesquisa bibliográfica, um estudo sobre o processo de subjetivação na Sociedade de Consumo. Para isso, recorrerá a escritos de teóricos como Michel Foucault para uma análise da estrutura das sociedades ao longo da história, o que reforçará uma afirmação do tipo de comportamento de cada sociedade. Esse ponto se faz importante para determinar o que é a cultura do consumo nessa sociedade. O consumo se mostrará aqui para além do próprio ato de consumir, criando lógicas e comportamentos, demonstrando que para a sociedade de consumo, o exercício de possuir fica em segundo plano, quando é a própria busca pelo desejo de consumir que mantém a roda do consumo girando. O consumo aqui é central e o sujeito se mostrará como agente do consumo, sendo impulsionado e transformado pelo mesmo.

Palavras-chave


Subjetividade; Sociedade; Consumo.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.30715/doxa.v22iesp.1.14132

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