Possibilidades de atuação do psicólogo escolar diante de dificuldades no âmbito escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i00.14541

Palavras-chave:

Psicologia histórico-cultural, Dificuldades comportamentais, Ambiente escolar

Resumo

Na atualidade, vários fatores têm refletido no ambiente escolar, tais como a hiperatividade, a desatenção e o desinteresse. Diante de tais situações, os agentes escolares têm buscado contribuições da psicologia para melhoria das queixas apresentadas. À vista disso, o presente artigo, embasado nas contribuições da Psicologia Histórico-Cultural, objetiva desenvolver um estudo teórico bibliográfico das possibilidades de atuação do psicólogo escolar diante de dificuldades comportamentais no ambiente escolar. Tais possibilidades de atuação são divididas conforme os focos de ação: os agentes escolares, os alunos, os responsáveis e/ou a comunidade escolar. Espera-se, por meio deste estudo, que os conhecimentos da psicologia possam tornar-se cada vez mais difundidos e servir de instrumentos mediadores para o processos de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Elisabeth Rossetto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel – PR

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UFRG).

Fabrício Duim Rufato, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE),

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Geovane dos Santos da Rocha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel – PR

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UFRG).

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Publicado

20/04/2021

Como Citar

ROSSETTO, E.; RUFATO, F. D.; ROCHA, G. dos S. da. Possibilidades de atuação do psicólogo escolar diante de dificuldades no âmbito escolar. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 00, p. e021002, 2021. DOI: 10.30715/doxa.v22i00.14541. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/14541. Acesso em: 22 nov. 2024.