Mídia e o desenho animado “Bob Esponja”: produções de sentido sobre a infância e suas representações sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i00.15451

Palavras-chave:

Mídia, Desenho animado, Infância, Consumo

Resumo

Esse ensaio tem por objetivo principal refletir sobre a cultura midiática e o desenho animado “Bob Esponja” na infância contemporânea. De modo específico, analisar alguns episódios de Bob Esponja Calça Quadrada e as produções de sentido sobre a infância e suas representações e relações sociais. A proposta de estudo está relacionada ao Projeto de Pesquisa – “Semiformação e Educação no contexto da Sociedade Danificada: para além do território demarcado” da Universidade Estadual de Londrina. A metodologia é de cunho bibliográfico à luz dos fundamentos da Teoria Crítica e de autores que dialogam com essa base teórica. Nesse sentido, pela autorreflexão nos limiares de Adorno e Horkheimer, é possível analisar os efeitos da cultura midiática e do respectivo desenho no processo formativo e representativo da infância no cenário atual, bem como elevar o olhar para a possibilidade do uso do desenho animado em prol de uma cultura da infância mais crítica, diversificada, participativa e emancipatória.

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Biografia do Autor

Leticia Gaspar Rocha Pereira, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Graduanda em pedagogia.

Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Pós-Doutorado em Educação (UNESP).

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Publicado

01/10/2021

Como Citar

PEREIRA, L. G. R.; FURLAN DE OLIVEIRA, M. R. Mídia e o desenho animado “Bob Esponja”: produções de sentido sobre a infância e suas representações sociais. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 00, p. e021010, 2021. DOI: 10.30715/doxa.v22i00.15451. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/15451. Acesso em: 25 dez. 2024.

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