Gênero, currículos de animação e a produção de contracondutas
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v24iesp.1.18173Palavras-chave:
Animação, Contracondutas, Currículo, Estudos Culturais, GêneroResumo
Este artigo tem como base os Estudos Culturais, as Teorias Pós-Críticas, os estudos Foucaultianos, de Currículo e de Gênero. Com isso em mente, objetivamos construir uma articulação entre o currículo presente no desenho animado “A Casa Coruja” e a produção de contracondutas relacionadas a gênero através das cenas analisadas. Buscamos por meio de um estado da arte localizar o que já havia sido produzido sobre gênero e desenhos animados e a partir do que foi encontrado, traçamos novas rotas que nos levaram a escolher para análise o desenho animado A Casa Coruja. Com o produto audiovisual definido, utilizamos da filmografia para escolher as cenas a serem analisadas, a partir de um diálogo com Judith Butler e outros autores. Concluímos que A Casa Coruja questiona as normas e insere sujeitos outros e modos diversos de existir.
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