Mulheres rurais e empoderamento feminino

Vivências de estágio em espaços não escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v24iesp.1.18177

Palavras-chave:

Empoderamento feminino, Ruralidades feministas, Equidade de gênero

Resumo

O presente estudo tem como objetivo refletir a importância do empoderamento feminino para a potencialização e o fortalecimento, sobretudo, individual, social e econômico das mulheres. Nessa perspectiva, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter qualitativo com a utilização das narrativas autobiográficas, a partir das atividades desenvolvidas no estágio em espaços não escolares. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: a observação e o diário de bordo. Sendo assim, a pesquisa foi realizada no perímetro rural do município de Campo Formoso - Bahia. E, no tocante às colaboradoras da pesquisa, foram um grupo de mulheres que residem em Limoeiro. Para o aprofundamento teórico, busquei fundamentação nos/as seguintes autores/as: Minayo (2004), Souza (2006), Davis (2016), Gohn (2007, 2010), Hooks (2018), Tiburi (2018), Louro (1997), Pimenta e Lima (2004) dentre outros/as. O estudo sinalizou que as discussões acerca dessa temática precisam permear todos os espaços e cenários possíveis, uma vez que se tratam de questões que envolvem o bem-estar e a qualidade de vida, sobretudo, das mulheres.

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Biografia do Autor

Islla Rayane Bonfim Santos, Universidade do Estado da Bahia

Discente do curso de Pedagogia.

Pedro Paulo Souza Rios, Universidade do Estado da Bahia

Professor substituto. Pós-Doutorado em Educação (UFS).

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Publicado

01/08/2023

Como Citar

SANTOS, I. R. B.; RIOS, P. P. S. Mulheres rurais e empoderamento feminino: Vivências de estágio em espaços não escolares. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 24, n. esp.1, p. e023013, 2023. DOI: 10.30715/doxa.v24iesp.1.18177. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/18177. Acesso em: 27 abr. 2024.