Contradições e expansões no uso do livro didático
implicações para a formação docente e a garantia da aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v26i00.20533Palavras-chave:
Material didático, formação de professores, garantia de aprendizagemResumo
Este estudo investiga como o livro didático pode contribuir para a formação docente em serviço e para a garantia da aprendizagem da Educação Básica. A problemática central questiona de que maneira o livro pode deixar de ser um recurso passivo para se tornar um instrumento formativo e mediador de práticas pedagógicas mais críticas e significativas. Para responder essa questão, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, com análise de 23 estudos selecionados nas principais bases acadêmicas, categorizados tematicamente e interpretados à luz da Teoria da Atividade de Engeström. Os achados revelam que, apesar de sua centralidade histórica na educação brasileira, o livro didático ainda é utilizado de forma predominantemente mecânica e descontextualizada. No entanto, a pesquisa também identifica experiências promissoras em que a formação continuada de professores favoreceu o uso mais reflexivo e intencional do material, ampliando seu potencial para promover aprendizagens significativas.
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