Guide dogs’ assistive technology in brazil: a political action oriented towards social inclusion of people with visual impairment

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i2.13165

Keywords:

Assistive technology, Guide dogs, Visual impairment, Social inclusion.

Abstract

This article aims to present the experience of implementation and operation of the Training Centre of Trainers and Instructors of guide dogs at the Catarinense Federal Institute – Campus Camboriú. In order to achieve the proposed, we contextualize and analyze how was established the government policy that aim at social inclusion of people with disabilities and we discussed Guide dogs’ Assistive Technology, an alternative supporting mode for people with visual impairment, highlighting its impact on the lives of users.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Magali Dias de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Blumenau – SC

Doutora em Informática na Educação (UFRGS, 2014), Mestre em Educação (UFRGS, 2007) e Pedagoga com Habilitação em Magistério e Educação Especial/Deficientes Mentais (PUCRS, 1988).

Luiz Alberto Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Blumenau – SC

Doutor Interdisciplinar em CIÊNCIAS HUMANAS (área de concentração em ambiente e sociedade) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003).

Filomena L. G. R. da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Blumenau – SC

Doutora em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é professora dos cursos de licenciatura e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação Lato Sensu do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. Atua principalmente na investigação e reflexão em torno dos seguintes temas: Políticas Públicas, Formação de professores e Educação Profissional e Tecnológica. Membro e vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos do Instituto Federal Catarinense e membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe).

References

ALVES, D. O. et al. Sala de recursos multifuncionais: espaços para atendimento educacional especializado. Brasília: MEC; SEESP, 2006.

ANDRADE, V. S.; PEREIRA, L. S. M. Influência da tecnologia assistiva no desempenho funcional e na qualidade de vida de idosos comunitários frágeis: uma revisão bibliográfica. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 113-122. 2009. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1809-9823.2009120110. Acesso em: 13 maio 2019.

BERSCH, R. C. R; PELOSI, M. B. Portal de ajudas técnicas para educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física. Tecnologia Assistiva: recursos de acessibilidade ao computador II. Brasília: ABPEE; MEC; SEESP, 2006.

BORGES, J. A. S.; PEREIRA, A. C. C. O estado da arte sobre políticas públicas para pessoas com deficiência no Brasil: dialogando sobre transversalidade e educação. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 67, n. 4, p. 555-574, out./dez. 2016. Disponível em: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/1132/783. Acesso em: 11 maio 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. 25. ed. São Paulo: NDJ, 2006.

______. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – CORDE – Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia Assistiva 2007. Disponível em: http://www.mj.gov.br/sedh/ct/corde/dpdh/corde/comite_at.asp. Acesso em: 22 ago. 2007.

______. Decreto Legislativo n.º 186, de 9 de julho de 2008. Aprova o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decleg/2008/decretolegislativo-186-9-julho-2008-577811-publicacaooriginal-100742-pl.html. Acesso em: 11 maio 2019.

______. Decreto n.º 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 11 maio 2019.

______. Decreto n.º 7.612, de 17 de novembro de 2011. Institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limite. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7612.htm. Acesso em: 11 maio 2019.

______. Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Decreto Legislativo n.º 186, de 9 de julho de 2008: Decreto n.º 6.949, de 25 de agosto de 2009. 4. ed. rev. e atual. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos, 2012.

______. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Viver sem limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Brasília: SDH-PR; SNPD, 2013.

CABRAL FILHO, A. V.; FERREIRA, G. Movimentos sociais e o protagonismo das pessoas com deficiência. SER Social, Brasília, v. 15, n. 32, p. 93-116, jan./jun. 2013.

CFTICG – CENTRO DE FORMAÇÃO DE TREINADORES E INSTRUTORES DE CÃES-GUIA. Relatório de produção técnica, pedagógica e administrativa do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores do IFC – Campus Camboriú – Período 2011-2017. Camboriú, mar. 2017.

IFC-CAM – INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE-CAMPUS CAMBORIÚ. Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação lato sensu, em nível de especialização, de Treinador e Instrutor de Cães-Guia. Camboriú: IFC-CAM, 2015.

______. Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação lato sensu, em nível de especialização, de Treinador e Instrutor de Cães-Guia. Camboriú: IFC-CAM, 2018.

LUIZ, L. C. et al. “Projeto Cães-guia”: custos para implantação de um centro de formação de treinadores e instrutores de cães-guia. In: SOUZA, M. S. et al. (Org.). Cães-guia no Brasil: primeiros estudos. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2019. p. 125-148.

NETTO, R. G. F. et al. A emergência de uma nova profissão no Brasil: treinador e instrutor de Cães-guia. 8.ª Jornada Científica e Tecnológica e 5.º Simpósio de Pós-Graduação do IF Sul de Minas. Passos, 2016.

NEVES, J. M. D.; FONSECA, T. M. G. Devires contemporâneos: mutações do homem, do trabalho, e da tecnologia. Revista Informática na Educação: Teoria e Prática, Porto Alegre, v. 13, n.1, p. 75-90, jan./jun. 2010.

PASSERINO, L. M. Salas de recursos, tecnologias assistivas e processos de inclusão escolar a partir da perspectiva sócio-histórica. In: MORAES, S. C. (Org.). Educação inclusiva: diferentes significados. Porto Alegre: Evangraf, 2011. p. 67-77.

SANTAROSA, L. M. C. et al. Tecnologias digitais acessíveis. Porto Alegre: JSM Comunicação, 2010.

SOUZA, M. S. et al. Perfil das famílias socializadoras do Projeto Cães-Guia do IFC-Campus Camboriú. Anais do 31.º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS). Florianópolis, 2013.

______. Introdução. In: ______ et al. (Org.). Cães-guia no Brasil: primeiros estudos. 1ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2019. p. 11-14.

______; FERREIRA, L. A. Projeto cães-Guia do IFC – Campus Camboriú: perfil das famílias socializadoras. Anais do II Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Campina Grande, 2015.

______; FERREIRA, L. A. A tecnologia assistiva cães-guia no Brasil: uma ação do Programa Viver sem Limite. Revista Observatório, Palmas, v. 4, n. 3, p. 307-336, maio 2018. Disponível em: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p307. Acesso em: 11 maio 2019.

TILLMANN, L. Um cão, 4patas, várias mudanças: relatos sobre a unidade usuário/cão-guia, a partir das perspectivas daqueles que seguram o arreio. In: SOUZA, M. S. et al. (Org.). Cães-Guia no Brasil: primeiros estudos. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2019. p. 215-232.

Published

01/08/2019

How to Cite

SOUZA, M. D. de; FERREIRA, L. A.; SILVA, F. L. G. R. da. Guide dogs’ assistive technology in brazil: a political action oriented towards social inclusion of people with visual impairment. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 2, p. 362–373, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i2.13165. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13165. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Edição Temática