Ensinar e aprender em contextos de privação de liberdade e isolamento social

Uma experiência com socioeducandos do CASE, Mossoró – RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v23i00.17462

Palavras-chave:

Socioeducação, Educação de Jovens e Adultos, Interdisciplinaridade

Resumo

Este texto tem como propósito apresentar reflexões acerca das ações educativas desenvolvidas por docentes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), que atuam no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE/Mossoró - RN), no período da Pandemia da COVID-19. Caracteriza-se como um relato de experiência que se apoia, em termos metodológicos, tanto na abordagem da experiência profissional docente, quanto na reflexão sobre a prática educativa com socioeducandos que cumprem medida de privação de liberdade na Unidade, com recorte temporal de março de 2020 a dezembro de 2021. Ressaltamos, positivamente, as diferentes práticas educativas arroladas, haja vista que, no decorrer das atividades desenvolvidas na escola, enfrentávamos uma das maiores crises sanitárias de todos os tempos. Diante disso, evidenciamos a importância do trabalho interdisciplinar no aprimoramento e na construção de diferentes saberes, práticas de ensino e conhecimentos acerca da realidade educacional frente ao momento.

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Biografia do Autor

Areillen Ronney Rocha Reges, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró – RN – Brasil

Especialista em Geografia do Nordeste e Especialista em Direito da Criança e do Adolescente. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UFERSA).

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró – RN – Brasil

Professor Adjunto. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UFERSA). Doutorado em Educação.

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

REGES, A. R. R.; MEDEIROS, E. A. de. Ensinar e aprender em contextos de privação de liberdade e isolamento social: Uma experiência com socioeducandos do CASE, Mossoró – RN. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 23, n. 00, p. e022014, 2022. DOI: 10.30715/doxa.v23i00.17462. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/17462. Acesso em: 29 mar. 2024.