O pai e a escolarizaçao dos filhos

Autores

  • Geraldo Romanelli Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10957

Palavras-chave:

Pai. Paternidade. Paternagem. Família e escola. Escolarização dos filhos.

Resumo

As relações entre família e escola têm sido objeto de pesquisas voltadas para a investigação dos elos entre as duas instituições. Esses estudos, sobretudo na área da sociologia da educação, procuram descrever e analisar esses vínculos para contribuir para aprimorar o conhecimento acerca do processo de escolarização de crianças, adolescentes e jovens.  No entanto, a leitura de resultados de pesquisas publicadas em livros e periódicos das áreas de educação, sociologia, antropologia e psicologia sobre o processo de escolarização e a relação entre família e escola mostrou que a figura paterna é pouco presente nos estudos sobre o tema.  Este artigo debruça-se sobre o modo como é construída a condição paterna procurando discutir as representações sobre ela e acerca do exercício da paternidade visando contribuir para elucidar os motivos da relativa escassez de análises sobre a atuação do pai nos estudos que tratam da família e do processo de escolarização dos filhos.

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Biografia do Autor

Geraldo Romanelli, Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Ribeirão Preto

Professor aposentado e professor sênior

Referências

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Publicado

01/06/2017

Como Citar

ROMANELLI, G. O pai e a escolarizaçao dos filhos. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 19, n. 2, p. 321–337, 2017. DOI: 10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10957. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10957. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Edição Temática