Qualidade da educação infantil na rede municipal de ensino de vitória da conquista: um olhar sobre o discurso das coordenadoras pedagógicas
DOI :
https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10913Mots-clés :
Coordenação pedagógica. Educação infantil. Qualidade. Postulados foucaultianos.Résumé
O objetivo deste texto é conhecer a percepção das coordenadoras pedagógicas sobre a qualidade da EI na rede municipal de ensino de Vitória da Conquista - BA. É uma pesquisa qualitativa e a análise dos dados se deu a partir do uso dos postulados foucaultianos de: discurso, vontade de verdade, saber e poder. O estudo revela que: a) há sintonia das coordenadoras pedagógicas com a concepção de qualidade da Educação Infantil respaldada na cidadania infantil; b) as coordenadoras pedagógicas acreditam que é possível garantir às crianças uma Educação Infantil pública de qualidade; c) existe distanciamento do discurso científico e do discurso político das condições de oferecimento da Educação Infantil no município de Vitória da Conquista; d) a partir dos postulados Foucaultianos percebemos a resistência demonstrada por estas coordenadoras, que apesar das condições de trabalho a que estão submetidas, atuam em prol da melhoria da qualidade da Educação Infantil nas creches que estão sob sua responsabilidade.
Téléchargements
Références
ANGOTTI, M. Desafios da educação infantil para atingir a condição de direito e de qualidade no atendimento In: ANGOTTI, M. (Org.). Educação infantil: da condição de direito à condição de qualidade no atendimento. Campinas: Alínea, 2009. p.131-149.
ASSIS, M. S. S. de. Práticas de cuidado e de educação na instituição de Educação infantil: o olhar das professoras. In: ANGOTTI, M. (Org.). Educação infantil: para que, para quem, e por quê? Campinas: Alínea, 2006. p.87-104.
BRASIL. Plano nacional de educação 2014-2024: Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. Série legislação n.125. Disponível em: <http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2017.
BRASIL. Lei n. 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial da União: República Federativa do Brasil: Poder Legislativo, Brasília, DF, 5 abr. 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm#art1.Acesso em: 13 nov. de 2016.
CAMPOS, M. M.; FULLGRAF, J.; WIGGERS, V. A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.36, n.127, p.87-128, jan./abr. 2006.
CAMPOS, M. M. (Coord.). Educação infantil no Brasil: avaliação qualitativa e quantitativa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas/MEC/BID, 2010. (Relatório final)
CAMPOS, M. M. et al. A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais brasileiras. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.41, n.142, p.20-54, abr. 2011.
CHAVES, R. L. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: análise de seu impacto nos PPP das instituições municipais de Vitória da Conquista. 2011. Monografia (Especialização) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Itapetinga, 2011.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução n.5, de 17 de dezembro de 2009. Disponível em: https://www.mprs.mp.br/media/areas/gapp/arquivos/resolucao_05_2009_cne.pdf. Acesso em: 13 nov. 2016.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 5.ed. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
IBGE. Cidades e Estados do Brasil: Consulta de área, população e dados básicos dos municípios: Vitória da Conquista. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias-novoportal/organizacao-do-territorio/estrutura-territorial/15761-areas-dos-municipios.html?t=destaques&c=2933307. Acesso em: 17 nov. 2017
INEP. Censo Escolar de Vitória da Conquista, 2014. Disponível em: http://www.inep.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2015.
KISHIMOTO, T. M. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. Brasília, ago. 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6672-brinquedosebrincadeiras&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 13 nov. 2017.
MACHADO, R. Foucault, a ciência e o saber. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
PEREIRA, J. R. A coordenação pedagógica na educação infantil: o que dizem a coordenadora pedagógica e as professoras? In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT07-3622.pdf. Acesso em: 13 nov. 2017.
SEI. Estatísticas dos municípios baianos: território de identidade n.20: Vitória da Conquista. Salvador: SEI 2013.
SOARES, R. L. C.; JAURIS, R. B. A organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil: a visão das monitoras. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM GRUPOS COLABORATIVOS E COOPERATIVOS, 2.; JORNADA DE ESTUDOS DO GEEM: DISCUTINDO A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS NO CURSO PRIMÁRIO NO ESTADO DA BAHIA, 2., 2015, Vitória da Conquista. Anais... Vitória da Conquista: UESB, 2015. Disponível em: https://proceedings.galoa.com.br/geem/geem-2015/trabalhos/a-organizacao-do-trabalho-pedagogico-na-educacao-infantil-a-visao-das-monitoras. Acesso em: 12 dez. 2015.
SOARES, R. L. C.; PEREIRA, S. M. C.; FERRAZ, S. M. G. Coordenação pedagógica e qualidade da educação infantil: uma análise dos discursos das coordenadoras pedagógicas. In: CONGRESSO IBERO–AMERICANO, 5.; CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DA ANPAE, 8., 2016, Goiânia. Anais... Goiânia: ANPAE, 2016. Disponível em: http://www.anpae.org.br/iberoamericano2016/publicacao/cntnt/artigos/eixo_5/E5_A18.html. Acesso em: 20 jan. 2017.
VEIGA–NETO, A. Foucault & a educação. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
VITÓRIA DA CONQUISTA. Conselho Municipal de Educação. Fixa normas para o funcionamento de instituições de educação infantil, jurisdicionadas ao sistema municipal de ensino de Vitória da Conquista. Resolução nº 006/2012. Vitória da Conquista, 2012.