Qualidade da educação infantil na rede municipal de ensino de vitória da conquista: um olhar sobre o discurso das coordenadoras pedagógicas

Autores

  • Relva Lopes Chaves Soares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Itapetinga
  • Sandra Márcia Campos Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Itapetinga

DOI:

https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10913

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica. Educação infantil. Qualidade. Postulados foucaultianos.

Resumo

O objetivo deste texto é conhecer a percepção das coordenadoras pedagógicas sobre a qualidade da EI na rede municipal de ensino de Vitória da Conquista - BA. É uma pesquisa qualitativa e a análise dos dados se deu a partir do uso dos postulados foucaultianos de: discurso, vontade de verdade, saber e poder. O estudo revela que: a) há sintonia das coordenadoras pedagógicas com a concepção de qualidade da Educação Infantil respaldada na cidadania infantil; b) as coordenadoras pedagógicas acreditam que é possível garantir às crianças uma Educação Infantil pública de qualidade; c) existe distanciamento do discurso científico e do discurso político das condições de oferecimento da Educação Infantil no município de Vitória da Conquista; d) a partir dos postulados Foucaultianos percebemos a resistência demonstrada por estas coordenadoras, que apesar das condições de trabalho a que estão submetidas, atuam em prol da melhoria da qualidade da Educação Infantil nas creches que estão sob sua responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Relva Lopes Chaves Soares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Itapetinga

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação

Sandra Márcia Campos Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Itapetinga

Professora Titular do Departamento de Pedagogia

Referências

ANGOTTI, M. Desafios da educação infantil para atingir a condição de direito e de qualidade no atendimento In: ANGOTTI, M. (Org.). Educação infantil: da condição de direito à condição de qualidade no atendimento. Campinas: Alínea, 2009. p.131-149.

ASSIS, M. S. S. de. Práticas de cuidado e de educação na instituição de Educação infantil: o olhar das professoras. In: ANGOTTI, M. (Org.). Educação infantil: para que, para quem, e por quê? Campinas: Alínea, 2006. p.87-104.

BRASIL. Plano nacional de educação 2014-2024: Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. Série legislação n.125. Disponível em: <http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2017.

BRASIL. Lei n. 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial da União: República Federativa do Brasil: Poder Legislativo, Brasília, DF, 5 abr. 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm#art1.Acesso em: 13 nov. de 2016.

CAMPOS, M. M.; FULLGRAF, J.; WIGGERS, V. A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.36, n.127, p.87-128, jan./abr. 2006.

CAMPOS, M. M. (Coord.). Educação infantil no Brasil: avaliação qualitativa e quantitativa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas/MEC/BID, 2010. (Relatório final)

CAMPOS, M. M. et al. A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais brasileiras. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.41, n.142, p.20-54, abr. 2011.

CHAVES, R. L. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: análise de seu impacto nos PPP das instituições municipais de Vitória da Conquista. 2011. Monografia (Especialização) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Itapetinga, 2011.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução n.5, de 17 de dezembro de 2009. Disponível em: https://www.mprs.mp.br/media/areas/gapp/arquivos/resolucao_05_2009_cne.pdf. Acesso em: 13 nov. 2016.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 5.ed. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

IBGE. Cidades e Estados do Brasil: Consulta de área, população e dados básicos dos municípios: Vitória da Conquista. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias-novoportal/organizacao-do-territorio/estrutura-territorial/15761-areas-dos-municipios.html?t=destaques&c=2933307. Acesso em: 17 nov. 2017

INEP. Censo Escolar de Vitória da Conquista, 2014. Disponível em: http://www.inep.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2015.

KISHIMOTO, T. M. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. Brasília, ago. 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6672-brinquedosebrincadeiras&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 13 nov. 2017.

MACHADO, R. Foucault, a ciência e o saber. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

PEREIRA, J. R. A coordenação pedagógica na educação infantil: o que dizem a coordenadora pedagógica e as professoras? In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT07-3622.pdf. Acesso em: 13 nov. 2017.

SEI. Estatísticas dos municípios baianos: território de identidade n.20: Vitória da Conquista. Salvador: SEI 2013.

SOARES, R. L. C.; JAURIS, R. B. A organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil: a visão das monitoras. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM GRUPOS COLABORATIVOS E COOPERATIVOS, 2.; JORNADA DE ESTUDOS DO GEEM: DISCUTINDO A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS NO CURSO PRIMÁRIO NO ESTADO DA BAHIA, 2., 2015, Vitória da Conquista. Anais... Vitória da Conquista: UESB, 2015. Disponível em: https://proceedings.galoa.com.br/geem/geem-2015/trabalhos/a-organizacao-do-trabalho-pedagogico-na-educacao-infantil-a-visao-das-monitoras. Acesso em: 12 dez. 2015.

SOARES, R. L. C.; PEREIRA, S. M. C.; FERRAZ, S. M. G. Coordenação pedagógica e qualidade da educação infantil: uma análise dos discursos das coordenadoras pedagógicas. In: CONGRESSO IBERO–AMERICANO, 5.; CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DA ANPAE, 8., 2016, Goiânia. Anais... Goiânia: ANPAE, 2016. Disponível em: http://www.anpae.org.br/iberoamericano2016/publicacao/cntnt/artigos/eixo_5/E5_A18.html. Acesso em: 20 jan. 2017.

VEIGA–NETO, A. Foucault & a educação. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

VITÓRIA DA CONQUISTA. Conselho Municipal de Educação. Fixa normas para o funcionamento de instituições de educação infantil, jurisdicionadas ao sistema municipal de ensino de Vitória da Conquista. Resolução nº 006/2012. Vitória da Conquista, 2012.

Downloads

Publicado

01/06/2017

Como Citar

SOARES, R. L. C.; PEREIRA, S. M. C. Qualidade da educação infantil na rede municipal de ensino de vitória da conquista: um olhar sobre o discurso das coordenadoras pedagógicas. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 19, n. 2, p. 224–239, 2017. DOI: 10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10913. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10913. Acesso em: 22 nov. 2024.