Altas habilidades na educação infantil: relato de caso psicopedagógico

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i2.13092

Mots-clés :

Identificação psicopedagógica, Altas habilidades/superdotação, Educação infantil.

Résumé

O presente trabalho de investigação caracteriza-se como estudo de caso psicopedagógico com objetivo de saber/identificar as características e comportamentos de superdotação/altas habilidades de um aprendente da educação infantil de uma instituição escolar do município de Uberlândia-MG. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram a observação, questionários, entrevista/anamnese aplicados à equipe pedagógica da escola, professora da sala regular, aprendente e familiares. Também foi feita uma análise de documentos/materiais acadêmicos do aprendente. Após esse processo de avaliação inicial, os resultados apresentados indicaram-nos comportamentos acima da média com características de altas habilidades do tipo acadêmico e produtivo-criativa e potencial elevado nas áreas das inteligências linguística, espacial, lógico-matemático. Considerando fatores como desenvolvimento diferenciado para sua faixa etária, foi sugerido um acompanhamento, atenção e trabalho sistemático, nas áreas das inteligências supracitadas para verificar intensidade e constância, bem como desenvolvimento do potencial.

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Biographie de l'auteur

Maria Isabel de Araújo, Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia (SME), Uberlândia – MG

Coordenadora de Ensino da Educação Especial na Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU). Mestre em Educação (UNITRI). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UFU) e especialista em Educação Especial (UFC). Atua no Atendimento Educacional Especializado e como professora convidada do Curso de Especialização em Psicopedagogia da FACED/UFU. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação (GEPAHS)/UFU e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Escolar (GEPPE).

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Publiée

01/08/2019

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ARAÚJO, M. I. de. Altas habilidades na educação infantil: relato de caso psicopedagógico. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 2, p. 255–268, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i2.13092. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13092. Acesso em: 18 juill. 2024.

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