Altas habilidades na educação infantil: relato de caso psicopedagógico

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i2.13092

Mots-clés :

Identificação psicopedagógica, Altas habilidades/superdotação, Educação infantil.

Résumé

O presente trabalho de investigação caracteriza-se como estudo de caso psicopedagógico com objetivo de saber/identificar as características e comportamentos de superdotação/altas habilidades de um aprendente da educação infantil de uma instituição escolar do município de Uberlândia-MG. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram a observação, questionários, entrevista/anamnese aplicados à equipe pedagógica da escola, professora da sala regular, aprendente e familiares. Também foi feita uma análise de documentos/materiais acadêmicos do aprendente. Após esse processo de avaliação inicial, os resultados apresentados indicaram-nos comportamentos acima da média com características de altas habilidades do tipo acadêmico e produtivo-criativa e potencial elevado nas áreas das inteligências linguística, espacial, lógico-matemático. Considerando fatores como desenvolvimento diferenciado para sua faixa etária, foi sugerido um acompanhamento, atenção e trabalho sistemático, nas áreas das inteligências supracitadas para verificar intensidade e constância, bem como desenvolvimento do potencial.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Maria Isabel de Araújo, Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia (SME), Uberlândia – MG

Coordenadora de Ensino da Educação Especial na Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU). Mestre em Educação (UNITRI). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UFU) e especialista em Educação Especial (UFC). Atua no Atendimento Educacional Especializado e como professora convidada do Curso de Especialização em Psicopedagogia da FACED/UFU. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação (GEPAHS)/UFU e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Escolar (GEPPE).

Références

ARAÚJO, M. I.; TELLES, P. M. C.; FERREIRA, L. R. C. Alunos com altas habilidades/superdotação no ensino fundamental (5.º ao 9.º ano) de uma escola pública mineira: identificação e encaminhamentos. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 5, n. 2, p. 198-209, ago./dez. 2016, ISSN 2238-8346.

AZEVEDO, S. M. L.; METTRAU, MarsylBulkool. Altas habilidades/superdotação: mitos e dilemas docentes na indicação para o atendimento. Psicol. Cienc. Prof. [online]. v. 30, n. 1, p. 32-45, 2010,ISSN 1414-9893. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932010000100004. Acesso em: 07 jul.2019.

BRASIL. Decreto n.º 6.949, de 25 de agosto de 2009. Dispõe sobre a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 25 abr. 2017.

BRASIL. MEC/SECADI/DPEE. Nota Técnica n.º 04/2014. Orientação quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar. Brasília, 2014.

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. Tradução e Horácio Gonzales. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FREITAS, S. N.; PÉREZ, S. G. P. B. Altas habilidades/superdotação: atendimento especializado. Marília: ABPEE, 2012.

GALBRAITH, J.; DELISLE, J. The gifted kid’s survival guide: a teen hanbook. Minneapolis: Free Spirit Publishing,1996.

GARDNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

GARDNER, H. Estruturas da mente: A teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.

GARDNER, H. Inteligência - Um Conceito Reformulado. Rio de Janeiro Ed. Objetiva, 2000.

GARDNER, H. Mentes que mudam: a arte e a ciência de mudar as nossas ideias e as dos outros. Tradução Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2005.

GUIMARÃES, G. G.; OUROFINO, V. T. A. T. Estratégias de identificação do aluno com altas habilidades/superdotação. In: FLEITH, D. S. (Org.). Altas habilidades/superdotação: orientação a professores. Brasília: Ministério da Educação Secretaria de Educação Especial, 2007. v. 1.

RENZULLI, J. S. The three-ring conception of giftedness: a developmental model for creative productivity. In: RENZULLI, J. S.; REIS, S. M. (Eds.). The triad reader. Mansfield Center: Creative Learning, 1986..

RENZULLI, J. S.; REIS, S. M. (Eds.). O que é esta coisa chamada superdotação e como a desenvolvemos?. Tradução Susana Graciela Pérez Barrera Pérez. Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 77-131, jan./abr. 2004. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Extensao/papah/o-que-e-esta-coisa-chamada-superdotacao.pdf. Acesso em: 12 nov. 2016.

SABATELLA, M. L.; CUPERTINO, C. M. B. Práticas educacionais de atendimento ao aluno com altas habilidades /superdotação. In: FLEITH, D. S. (Org.). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação: orientação a professores. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007. v. 1.

STERNBERG, R.J. Successful intelligence: how practical and creative intelligence determine success in life. New York: Simon & Schuster, 1996.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VIEIRA, N. J. W. Viagem a “mojave-óki!”: a trajetória na identificação das altas habilidades/superdotação em crianças de quatro a seis anos. 2005. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

VIEIRA, N. J. W. Uma trajetória na identificação de altas habilidades/superdotação em educação infantil. In: FREITAS, S. N. (Org.) Educação e altas habilidades/superdotação: a ousadia de rever conceitos e práticas. Santa Maria: Editora da UFSM, 2006. p. 89-107.

VIRGOLIM, A. M. R. Altas habilidades/superdotação: encorajando potenciais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Especial, 2007.

YIN, Robert K. Estudo de caso. Planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

WINNER, E. Crianças superdotadas: mitos e realidades. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Téléchargements

Publiée

01/08/2019

Comment citer

ARAÚJO, M. I. de. Altas habilidades na educação infantil: relato de caso psicopedagógico. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 2, p. 255–268, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i2.13092. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13092. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Edição Temática