Tecnologia assistiva cães-guia no Brasil: uma ação política orientada à inclusão social de pessoas com deficiência visual

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DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i2.13165

Mots-clés :

Tecnologia Assistiva, Cães-guia, Deficiência visual, Inclusão social.

Résumé

Este artigo possui como propósito apresentar a experiência de implantação e funcionamento do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia no Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú. Para alcançar o proposto, contextualizamos e analisamos o modo como se estabeleceu a política governamental que visou a inclusão social de pessoas com deficiência e discutimos a Tecnologia Assistiva Cães-Guia, uma mobilidade alternativa de apoio a pessoas com deficiência visual, destacando seu impacto na vida dos usuários.

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Bibliographies de l'auteur

Magali Dias de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Blumenau – SC

Doutora em Informática na Educação (UFRGS, 2014), Mestre em Educação (UFRGS, 2007) e Pedagoga com Habilitação em Magistério e Educação Especial/Deficientes Mentais (PUCRS, 1988).

Luiz Alberto Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Blumenau – SC

Doutor Interdisciplinar em CIÊNCIAS HUMANAS (área de concentração em ambiente e sociedade) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003).

Filomena L. G. R. da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Blumenau – SC

Doutora em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é professora dos cursos de licenciatura e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação Lato Sensu do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. Atua principalmente na investigação e reflexão em torno dos seguintes temas: Políticas Públicas, Formação de professores e Educação Profissional e Tecnológica. Membro e vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos do Instituto Federal Catarinense e membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe).

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Publiée

01/08/2019

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SOUZA, M. D. de; FERREIRA, L. A.; SILVA, F. L. G. R. da. Tecnologia assistiva cães-guia no Brasil: uma ação política orientada à inclusão social de pessoas com deficiência visual. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 2, p. 362–373, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i2.13165. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13165. Acesso em: 22 nov. 2024.

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