Gênero, currículos de animação e a produção de contracondutas

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DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v24iesp.1.18173

Mots-clés :

Animação, Contracondutas, Currículo, Estudos Culturais, Gênero

Résumé

Este artigo tem como base os Estudos Culturais, as Teorias Pós-Críticas, os estudos Foucaultianos, de Currículo e de Gênero. Com isso em mente, objetivamos construir uma articulação entre o currículo presente no desenho animado “A Casa Coruja” e a produção de contracondutas relacionadas a gênero através das cenas analisadas. Buscamos por meio de um estado da arte localizar o que já havia sido produzido sobre gênero e desenhos animados e a partir do que foi encontrado, traçamos novas rotas que nos levaram a escolher para análise o desenho animado A Casa Coruja. Com o produto audiovisual definido, utilizamos da filmografia para escolher as cenas a serem analisadas, a partir de um diálogo com Judith Butler e outros autores. Concluímos que A Casa Coruja questiona as normas e insere sujeitos outros e modos diversos de existir.

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Biographie de l'auteur

Ariane Gabriele Brasil Gois Rabelo, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publiée

01/08/2023

Comment citer

RABELO, A. G. B. G. Gênero, currículos de animação e a produção de contracondutas. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 24, n. esp.1, p. e023009, 2023. DOI: 10.30715/doxa.v24iesp.1.18173. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/18173. Acesso em: 18 juill. 2024.