Livro sensorial “Água” como fonte complementar no processo de Avaliação Psicológica Infantil (API)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v25i00.19527

Palavras-chave:

Livro sensorial, Avaliação psicológica infantil, Cognição, Psicomotricidade, Socioemocional

Resumo

Os livros sensoriais são utilizados principalmente no contexto educacional, sendo considerados recursos lúdicos estruturados. Este artigo visa apresentar o livro sensorial “ÁGUA” para enriquecer, aprofundar e ampliar o processo da Avaliação Psicológica Infantil, favorecendo a análise de aspectos do desenvolvimento por meio de uma abordagem dinâmica. Composto por páginas de feltro que estimulam a investigação por meio de uma diversidade de cenários, texturas, cores e formas, este material tem o potencial de se tornar um elemento eficaz nos processos avaliativos de crianças de 3 a 5 anos. Ressalta-se, ainda, a possibilidade de personalização individual, considerando que se trata de um produto artesanal. Como resultado, apresentam-se as possibilidades de investigação da cognição, da psicomotricidade e dos aspectos socioemocionais. Diante disso, propõe-se a investigação do livro sensorial como recurso complementar na API.

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Biografia do Autor

Raquel Donegá , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Psicóloga Clínica; Mestranda em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE-UFRJ); Psicologia (UFF), Letras (UNIB) e Pedagogia (UNINTER); Especialista em Língua Portuguesa (PUC-SP).

Mara Sizino da Victoria, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Saúde Mental (IPUB/UFRJ), Professora adjunta, UFF, Campus Rio das Ostras, Depto. de Psicologia.

Nayara Mesquita, Universidade Federal Fluminense

Psicóloga Clínica, graduada em Psicologia (UFF); Pós-graduanda em Avaliação Psicologia e Neuropsicologia (Faculdade Líbano).

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Publicado

13/12/2024

Como Citar

DONEGÁ , R.; VICTORIA, M. S. da; MESQUITA, N. Livro sensorial “Água” como fonte complementar no processo de Avaliação Psicológica Infantil (API). DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 25, n. 00, p. e024013, 2024. DOI: 10.30715/doxa.v25i00.19527. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/19527. Acesso em: 22 dez. 2024.