Estratégias de transição com ingresso de bebês na creche
O que dizem os documentos oficiais da educação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v25i00.19699Palavras-chave:
Adaptação de bebês na creche, Acolhimento de bebês na creche , Instituição de Educação Infantil, Estratégia de transição, Documentos norteadores nacionaisResumo
Diante das mudanças históricas e culturais, a percepção da infância e preocupação com o desenvolvimento global de bebês, sobretudo, diante da inserção em contextos coletivos, foi se aprimorando. Ainda que a questão do atendimento de bebês em instituições de educação infantil tenha se tornado alvo de muitas pesquisas, existem poucos trabalhos que se debruçam sobre ações e estratégias de inserção/transição inicial de bebês de casa para a creche. Portanto, diante desse contexto, utilizando o estudo documental exploratório e análise de conteúdo de Bardin, este trabalho tem como objetivo, analisar e discutir as ações e estratégias de transição mencionadas nos principais documentos norteadores educacionais brasileiros. Mediante isso, conclui-se que, tais documentos mencionam poucas estratégias de transição inicial e, quando o fazem, geralmente são superficiais e não diretivos.
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