Formação de professores de Português como Língua Estrangeira (PLE) em um centro de línguas em contexto universitáriotítulo do artigo

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DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.6.15459

Palavras-chave:

Centro de línguas, Formação de professores, Licenciatura em Letras, Português como língua estrangeira

Resumo

Apresento, neste relato de experiências, a formação de professores de português como língua estrangeira (PLE), enquanto formação pré-serviço, em um Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) do IBILCE-UNESP. A formação específica de professores de PLE no curso de Licenciatura em Letras naquela universidade restringe-se, até o momento, a uma disciplina obrigatória sobre PLE e ao engajamento dos alunos em projetos de extensão. Por outro lado, licenciandos em Letras que atuam como tutores no CLDP da mesma universidade têm a oportunidade de refletir sobre o ensino e a aprendizagem de PLE, de elaborar cursos e materiais didáticos, e de ministrar cursos de PLE em co-docência com seu professor-orientador. Essa formação complementar de professores de PLE no âmbito do CLDP tem se mostrado bastante satisfatória, além do fato de podermos, dessa maneira, oferecer cursos de PLE para alunos estrangeiros da comunidade acadêmica e da comunidade externa à universidade.

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Biografia do Autor

Douglas Altamiro Consolo, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São José do Rio Preto – SP – Brasil

Departamento de Letras Modernas.

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Publicado

28/12/2021

Como Citar

CONSOLO, D. A. Formação de professores de Português como Língua Estrangeira (PLE) em um centro de línguas em contexto universitáriotítulo do artigo. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.6, p. e021153, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.6.15459. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15459. Acesso em: 19 abr. 2024.