Os textos no ensino de português língua estrangeira: teorias e práticas

Autores

  • Florencia Miranda UNR – Universidad Nacional de Rosario. Facultad de Humanidades y Artes – Escuela de Lenguas. Rosario – Argentina.

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v1i2.8065

Palavras-chave:

Texto, Português língua estrangeira, Livro didático,

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão acerca das concepções de texto que circulam no ensino de português como língua estrangeira (PLE) e, secundariamente, sobre o lugar dos textos nos materiais didáticos e suas possíveis formas de abordagem. A reflexão parte de uma pesquisa realizada na Universidad Nacional de Rosario, Argentina, e retoma alguns dados significativos que resultam da análise de livros didáticos de PLE. Partindo de uma distinção clássica entre diferentes definições de texto, o artigo mostra qual a concepção que predomina nos livros e o lugar que é dado aos textos nesses materiais. Isto é ilustrado a partir de exemplos retirados de livros em uso. A análise realizada permite demonstrar a necessidade de avançar na elaboração de materiais didáticos apoiados em uma concepção de texto mais próxima do estado atual das teorias do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28/09/2015

Como Citar

MIRANDA, F. Os textos no ensino de português língua estrangeira: teorias e práticas. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 1, n. 2, p. 291–310, 2015. DOI: 10.29051/el.v1i2.8065. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8065. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos