Português Língua Estrangeira: percursos iniciais em contexto(s) multicampi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.6.15505

Palavras-chave:

Português Língua Estrangeira, Formação de professores, Contexto multicampi, Pilares universitários

Resumo

A língua portuguesa tem ganhado destaque nos últimos trinta anos, principalmente com a ampliação de espaços formativos, o aumento de publicações na área e a variedade de estudos que focalizam as especificidades de Português Língua Estrangeira (PLE). Os cenários atuais de globalização, transnacionalização das línguas e países, bem como as propostas de internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras evidenciam a necessidade de investimento no ensino de línguas e impulsionam a mudança de olhares para a forma como enxergamos o português, seu ensino-aprendizagem e formação. Considerando a projeção da área, temos como objetivo retomar e analisar percursos iniciais das ações em PLE em contexto(s) de uma instituição multicampi que, apesar de não ter habilitação na área específica, vem contribuindo para a promoção da língua portuguesa e para a formação de professores a partir de experiências docentes e investigativas presenciais e virtuais que colocam em prática o diálogo entre os pilares universitários.

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Biografia do Autor

Cintia do Nascimento Severino, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa.

Nildicéia Aparecida Rocha, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil

Professora Doutora Associada no Departamento de Letras Modernas.

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Publicado

28/12/2021

Como Citar

SEVERINO, C. do N.; ROCHA, N. A. Português Língua Estrangeira: percursos iniciais em contexto(s) multicampi. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.6, p. e021158, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.6.15505. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15505. Acesso em: 20 abr. 2024.