A página omissa: contribuições para uma história do ensino de línguas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v1i2.8059Palabras clave:
História do ensino de línguas no Brasil, Aprendizagem e ensino de línguas, Ensino de línguas, aspectos históricos, História do ensino de línguas, Formação de professores de línguas,Resumen
A aprendizagem e o ensino de línguas formam uma área prática profissional e uma área teórica. Essa área se conhece por Aquisição e Ensino de Línguas (AELin) ou, simplesmente, Ensino de Línguas, e inclui o processo formador de agentes que concorrem a esses processos. Esses processos existiram desde sempre na história educacional do país, mas tardamos em reconhecer e ter reconhecida essa narrativa do seu vir-a-ser como especialidade tributária. A bibliografia é escassa e há muito pouca oferta dessa especialidade como disciplina nos currículos ditos de Letras na grande área da Linguagem. Neste artigo, retomo a escrita sobre a trajetória de personagens, fatos e enredo da história do ensino de línguas no Brasil não para sinalizar períodos e pontos de emergência de consciência de área, mas, para discutir, principalmente, a falta de estudos de natureza histórica para o ensino de línguas (estrangeiras e o Português na perspectiva de LE) e para a constituição de uma disciplina científica madura e pujante de história nos currículos de graduação em Letras e de pós nos estudos de ensino e aprendizagem de línguas no país.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.