Professor-autor e tutor, um único personagem: análise de uma experiência prática e sua contribuição na qualidade do ensino-aprendizagem a distância na visão do professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10030

Palavras-chave:

Professor-autor. Tutor. Papel do professor na modalidade EaD.

Resumo

Este estudo é uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo para analisar a eficiência e eficácia do resultado obtido pelos alunos no processo de ensino e aprendizagem na modalidade de educação a distância tendo dois modelos, em um primeiro modelo, considerado típico, o professor atua em papéis separados, somente como autor ou tutor, no segundo modelo o professor atua como autor e tutor simultaneamente. Os dados foram coletados através de questionário, respondidos por professores que atuam no Ensino Superior, na modalidade de educação a distância, nos dois modelos. O estudo proposto proporcionou a oportunidade de registrar a experiência profissional adquirida nas atuações e poderá futuramente contribuir na implantação de outras iniciativas que utilizem ambientes virtuais de aprendizagem utilizando os modelos apresentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Silva Zapparolli, Fatec Mauá e Zona Sul/Professora

Mestra em Ciência da Computação pela Universidade Federal do ABC - UFABC (2016). Possui Especialização em Engenharia da Computação na UFU (Universidade Federal de Uberlândia (2005) e graduação em Bach.em Matemática com Informática pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1997). Atualmente é professora - da FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA SUL e FATEC MAUÁ. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Ensino à Distância.

Carlos Alberto Vaz, Faculdade Carlos Drummond de Andrade/Vice Diretor de Tecnologia e Inovação.

Dr. Hc. Ciência da Educação. Faculdade Carlos Drummond de Andrade – Vice Diretor de Tecnologia e Inovação.

Itana Stiubiener, Universidade Federal do ABC / Professora Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP/Pesquisadora associada do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores

Doutora e Mestre em Engenharia Elétrica (USP). Professora da Universidade Federal do ABC – UFABC e Pesquisadora associada do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP

Referências

AFFONSO, S. B.; QUINELATO, E. Educação a distância: algumas considerações a respeito do autogerenciamento da aprendizagem pelos estudantes. EAD em FOCO, v. 4, n. 2, 2014.

BREMGARTNER, V. et al. Adaptation resources in virtual learning environments under constructivist approach: A systematic review. In: Frontiers in Education Conference (FIE). IEEE, 2015, p. 1-8.

CLEMENTINO, A. Gestão pedagógica de cursos em EAD online. Anais... ABED 2005.

DOS SANTOS, W. C. M. Papel do professor e do aluno na educação a distância. Caderno de Publicações, Univag, n. 4, 2016.

FILHO, H. C. Regulação da modalidade de EAD no Brasil. In: LITTO, Fredric M.; FORMIGA, Marcos (Orgs). Educação a distância: o estado da arte. Vol 2, Cap. 41. 2ª ed. São Paulo: Pearson, 2012.

MILL, D. A Universidade Aberta do Brasil. In: LITTO, Fredric M.; FORMIGA, Marcos (Orgs). Educação a distância: o estado da arte. Vol 2, Cap. 33. 2ª ed. São Paulo: Pearson, 2012.

PEREIRA, L. dos S. S. A.; FRANÇA, G. Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA): um estudo do moodle no curso de pedagogia da UFT. InterSciencePlace, v. 1, n. 25, 2015.

PERRIER, G. R. F.; SILVEIRA, R. A. O tutor e a importância dos feedbacks nas atividades assíncronas em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. Revista em Rede, v. 2, n. 1, p. 76-88,2015.

PORTARIA Nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Disponível em: http:// http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf/. Acesso em: 07 out. 2015.

ZAPPAROLLI, L. S. FAG-Ferramenta de apoio à gestão no ambiente virtual de aprendizagem Moodle utilizando técnicas de Business Intelligence. 2016. 202 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Santo André, 2016.

Downloads

Publicado

01/12/2017

Como Citar

ZAPPAROLLI, L. S.; VAZ, C. A.; STIUBIENER, I. Professor-autor e tutor, um único personagem: análise de uma experiência prática e sua contribuição na qualidade do ensino-aprendizagem a distância na visão do professor. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1680–1690, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10030. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10030. Acesso em: 20 maio. 2024.