Professor-autor e tutor, um único personagem: análise de uma experiência prática e sua contribuição na qualidade do ensino-aprendizagem a distância na visão do professor

Luciana Silva Zapparolli, Carlos Alberto Vaz, Itana Stiubiener

Resumo


Este estudo é uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo para analisar a eficiência e eficácia do resultado obtido pelos alunos no processo de ensino e aprendizagem na modalidade de educação a distância tendo dois modelos, em um primeiro modelo, considerado típico, o professor atua em papéis separados, somente como autor ou tutor, no segundo modelo o professor atua como autor e tutor simultaneamente. Os dados foram coletados através de questionário, respondidos por professores que atuam no Ensino Superior, na modalidade de educação a distância, nos dois modelos. O estudo proposto proporcionou a oportunidade de registrar a experiência profissional adquirida nas atuações e poderá futuramente contribuir na implantação de outras iniciativas que utilizem ambientes virtuais de aprendizagem utilizando os modelos apresentados.


Palavras-chave


Professor-autor. Tutor. Papel do professor na modalidade EaD.

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10030



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

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