A formação de professores na perspectiva da educomunicação
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10031Palavras-chave:
Educação emancipatória. Educomunicação. Formação de professores.Resumo
Este trabalho apresenta as convergências entre os fundamentos da educação emancipatória e os fundamentos da Educomunicação. Mostra a relevância da aplicação das duas vertentes no processo de formação dos professores e apresenta as áreas da Educomunicação como possibilidades de atuação no universo das práticas educomunicativas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. B. C. de. Projetos de intervenção em educomunicação. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/299533488_Planejando_projetos_de_intervencao_em_educomunicacao>. Acesso em: 01 jun. 2017
FAGUNDES, M. C. V. A pesquisa como princípio da do-discência. In: ZANCHET, B. M. B. et al. (org.). Processos e práticas na formação de professores: caminhos possíveis. Brasília: Liber Livro Editora, 2011. p. 171-195.
GADOTTI, M. Trabalho e educação numa perspectiva emancipatória. In: II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica: democratização, emancipação e sustentabilidade. Disponível em: <https://goo.gl/bdjJWD>. Acesso em: 01 jun. 2017
GIACOMETTI-ROCHA, E.; MILL, D. Mudanças nas interações sociais e mobilidade na educação com a mediação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 2, p. 966-982, abr-jun/2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.21723/iaee.v12.n2.9074>. E-ISSN: 1982-5587.
Metzker, G. F. R. Educomunicação: o novo campo e suas áreas de intervenção social. In: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. 2008. São Paulo. Disponível em: <https://www.scribd.com/doc/16370414/Educomunicacao-o-novo-campo-e-suas-areas-de-intervencao-social>. Acesso em: 10 jun. 2017.
MEYROWITZ, J. No sense of place: the Impact of electronic media on social behavior. London: Oxford University Press, 1985.
SÁNCHEZ GAMBOA, S. Epistemologia da pesquisa em educação. Campinas, Praxis. 1998
SOARES, I. de O. Educomunicação e terceiro entorno: diálogos com Galimberti, Echeverría e Martín-Barbero. Revista Comunicação & Educação: Revista do Departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP, São Paulo, v. 15, n. 3, 2010. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/44845>. ISSN: 2316-9125.
SOARES, I. de O. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011. (Coleção Educomunicação).
SOARES, I. de O. Educomunicação: um campo de mediações. In: CITELLI, A. O.; COSTA, M. C. C. (orgs). Educomunicações: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011a. p. 13-28.