A formação de professores na perspectiva da educomunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10031

Palavras-chave:

Educação emancipatória. Educomunicação. Formação de professores.

Resumo

Este trabalho apresenta as convergências entre os fundamentos da educação emancipatória e os fundamentos da Educomunicação. Mostra a relevância da aplicação das duas vertentes no processo de formação dos professores e apresenta as áreas da Educomunicação como possibilidades de atuação no universo das práticas educomunicativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Pereira dos Santos

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação – USP. Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes – USP. Docente universitária de Matemática, com ênfase em Cálculo e Ensino de Matemática. Experiência no uso de Tecnologia Educacional e na elaboração, design instrucional, tutoria e coordenação em cursos na modalidade Educação a Distância. Experiência em Formação de Professores – presencial e a distância. Pesquisadora da Escola do Futuro da USP no período de 1993 à 2009. É sócia-fundadora da ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação) e pesquisadora do NCE - Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo. Participação dos projetos Educom.Rádio, Educom.TV e Programa Mídias na Educação, no qual atuou de 2004 à 2013.  Foi formadora de professores no Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo entre 2011 e 2016.

http://lattes.cnpq.br/1349324833165860

Referências

ALMEIDA, L. B. C. de. Projetos de intervenção em educomunicação. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/299533488_Planejando_projetos_de_intervencao_em_educomunicacao>. Acesso em: 01 jun. 2017

FAGUNDES, M. C. V. A pesquisa como princípio da do-discência. In: ZANCHET, B. M. B. et al. (org.). Processos e práticas na formação de professores: caminhos possíveis. Brasília: Liber Livro Editora, 2011. p. 171-195.

GADOTTI, M. Trabalho e educação numa perspectiva emancipatória. In: II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica: democratização, emancipação e sustentabilidade. Disponível em: <https://goo.gl/bdjJWD>. Acesso em: 01 jun. 2017

GIACOMETTI-ROCHA, E.; MILL, D. Mudanças nas interações sociais e mobilidade na educação com a mediação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 2, p. 966-982, abr-jun/2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.21723/iaee.v12.n2.9074>. E-ISSN: 1982-5587.

Metzker, G. F. R. Educomunicação: o novo campo e suas áreas de intervenção social. In: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. 2008. São Paulo. Disponível em: <https://www.scribd.com/doc/16370414/Educomunicacao-o-novo-campo-e-suas-areas-de-intervencao-social>. Acesso em: 10 jun. 2017.

MEYROWITZ, J. No sense of place: the Impact of electronic media on social behavior. London: Oxford University Press, 1985.

SÁNCHEZ GAMBOA, S. Epistemologia da pesquisa em educação. Campinas, Praxis. 1998

SOARES, I. de O. Educomunicação e terceiro entorno: diálogos com Galimberti, Echeverría e Martín-Barbero. Revista Comunicação & Educação: Revista do Departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP, São Paulo, v. 15, n. 3, 2010. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/44845>. ISSN: 2316-9125.

SOARES, I. de O. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011. (Coleção Educomunicação).

SOARES, I. de O. Educomunicação: um campo de mediações. In: CITELLI, A. O.; COSTA, M. C. C. (orgs). Educomunicações: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011a. p. 13-28.

Downloads

Publicado

04/10/2017

Como Citar

SANTOS, I. P. dos. A formação de professores na perspectiva da educomunicação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 640–648, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10031. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10031. Acesso em: 19 nov. 2024.