LA FORMACIÓN DE PROFESORES EN LA PERSPECTIVA DE LA EDUCOMUNICACIÓN

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10031

Palabras clave:

Educación emancipatoria. Educomunicación. Formación de professores.

Resumen

Este trabajo presenta las convergencias entre los fundamentos de la educación emancipatoria y los fundamentos de la Educomunicación. Muestra la relevancia de la aplicación de las dos vertientes en el proceso de formación de los profesores y presenta las áreas de la Educomunicación como posibilidades de actuación en el universo de las prácticas educomunicativas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isabel Pereira dos Santos

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação – USP. Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes – USP. Docente universitária de Matemática, com ênfase em Cálculo e Ensino de Matemática. Experiência no uso de Tecnologia Educacional e na elaboração, design instrucional, tutoria e coordenação em cursos na modalidade Educação a Distância. Experiência em Formação de Professores – presencial e a distância. Pesquisadora da Escola do Futuro da USP no período de 1993 à 2009. É sócia-fundadora da ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação) e pesquisadora do NCE - Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo. Participação dos projetos Educom.Rádio, Educom.TV e Programa Mídias na Educação, no qual atuou de 2004 à 2013.  Foi formadora de professores no Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo entre 2011 e 2016.

http://lattes.cnpq.br/1349324833165860

Citas

ALMEIDA, L. B. C. de. Projetos de intervenção em educomunicação. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/299533488_Planejando_projetos_de_intervencao_em_educomunicacao>. Acesso em: 01 jun. 2017

FAGUNDES, M. C. V. A pesquisa como princípio da do-discência. In: ZANCHET, B. M. B. et al. (org.). Processos e práticas na formação de professores: caminhos possíveis. Brasília: Liber Livro Editora, 2011. p. 171-195.

GADOTTI, M. Trabalho e educação numa perspectiva emancipatória. In: II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica: democratização, emancipação e sustentabilidade. Disponível em: <https://goo.gl/bdjJWD>. Acesso em: 01 jun. 2017

GIACOMETTI-ROCHA, E.; MILL, D. Mudanças nas interações sociais e mobilidade na educação com a mediação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 2, p. 966-982, abr-jun/2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.21723/iaee.v12.n2.9074>. E-ISSN: 1982-5587.

Metzker, G. F. R. Educomunicação: o novo campo e suas áreas de intervenção social. In: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. 2008. São Paulo. Disponível em: <https://www.scribd.com/doc/16370414/Educomunicacao-o-novo-campo-e-suas-areas-de-intervencao-social>. Acesso em: 10 jun. 2017.

MEYROWITZ, J. No sense of place: the Impact of electronic media on social behavior. London: Oxford University Press, 1985.

SÁNCHEZ GAMBOA, S. Epistemologia da pesquisa em educação. Campinas, Praxis. 1998

SOARES, I. de O. Educomunicação e terceiro entorno: diálogos com Galimberti, Echeverría e Martín-Barbero. Revista Comunicação & Educação: Revista do Departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP, São Paulo, v. 15, n. 3, 2010. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/44845>. ISSN: 2316-9125.

SOARES, I. de O. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011. (Coleção Educomunicação).

SOARES, I. de O. Educomunicação: um campo de mediações. In: CITELLI, A. O.; COSTA, M. C. C. (orgs). Educomunicações: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011a. p. 13-28.

Publicado

04/10/2017

Cómo citar

SANTOS, I. P. dos. LA FORMACIÓN DE PROFESORES EN LA PERSPECTIVA DE LA EDUCOMUNICACIÓN. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 640–648, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10031. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10031. Acesso em: 17 jul. 2024.