Entre a escuridão e o silêncio: a relação entre as TICs e a surdocegueira utilizando a ferramenta do código morse

Autores

  • Calixto Júnior de Souza
  • Jesse Nery Filho

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10458

Palavras-chave:

Inclusão educacional. TICs. Surdocegueira.

Resumo

Partindo do pressuposto de que na contemporaneidade as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm assumido um papel primordial ao acesso do conhecimento, faz-se necessário pensar e refletir como tais tecnologias podem ser tratadas para potencializar o processo de inclusão educacional. Para tanto, o objetivo deste estudo é analisar os avanços e/ou retrocessos das TICs para os alunos com surdocegueira, tendo como base a utilização da ferramenta do código Morse. Dessa forma, é importante ressaltar que o alunado com surdocegueira não é considerado como pessoas com deficiências múltipla, mas, sim, como sujeitos que possuem uma limitação na combinação dos sentidos visuais e auditivos. Para tal estudo, portanto, a utilização do código Morse possibilitará que o professor potencialize os processos de ensino e aprendizagem de modo a envolver, mediar e incluir os alunos com surdocegueira mediante as suas necessidades e potencialidades educacionais. Assim, as limitações desses dois sentidos poderão ser compensadas e potencializadas pela ferramenta do código Morse com vistas a propiciar a comunicação entre o alunado com surdocegueira e as outras pessoas, em um constante processo de trocas de conhecimento.

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Publicado

04/10/2017

Como Citar

SOUZA, C. J. de; NERY FILHO, J. Entre a escuridão e o silêncio: a relação entre as TICs e a surdocegueira utilizando a ferramenta do código morse. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 881–895, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10458. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10458. Acesso em: 19 dez. 2024.